JornalCana

USDA: produção de etanol deve crescer apesar de crise

A produção de etanol dos Estados Unidos deve continuar a crescer este ano apesar do cenário desfavorável para setor, disse hoje o economista-chefe do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Joe Glauber, durante o fórum anual do órgão sobre perspectivas para a agricultura. “A indústria americana do etanol segue sob forte pressão financeira, resultado do atual cenário econômico, incluindo a volatilidade histórica nos preços de energia e milho ao longo do último ano”, afirmou.

Em 2008 os produtores de etanol foram afetados pelos elevados preços do milho e pela fraca demanda pelo biocombustível. Por causa da crise, a Verasun Energy, uma das maiores empresas do setor, entrou em concordata no fim do ano passado. Várias companhias menores também quebraram ou enfrentam problemas fiscais. A excesso de capacidade de produção também pesa sobre a indústria. Segundo Glauber, até 15% da capacidade ficará ociosa este ano.

Mesmo assim, a produção deve seguir em crescimento a fim de atender aos níveis exigidos pela legislação. Glauber disse que 33% da safra de milho, ou cerca de 4,1 bilhões de bushels, deve ser usada na produção de etanol este ano. No ano passado, essa relação foi de 30%. Para a safra 2009/10, os EUA devem produzir 11,5 bilhões de galões do biocombustível. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram