JornalCana

Uribe diz a Bush que Colômbia quer produzir mais etanol

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, afirmou neste domingo, em entrevista ao lado do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que seu país quer seguir os passos do Brasil e aumentar a produção de etanol.

Uribe disse também que espera apoio dos Estados Unidos para atingir esse objetivo.

“Hoje, a Colômbia é o segundo maior produtor de biocombustíveis da América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil”, afirmou Uribe.

O colombiano recebeu neste domingo em Bogotá o presidente americano, que está em viagem a países da América Latina.

“Produzimos mais de um milhão de litros de etanol por dia, mas queremos aumentar essa produção e sem destruir uma só árvore de nossas florestas.”

Fortes protestos

A chegada de Bush à capital colombiana, onde passou apenas sete horas antes de embarcar para a Guatemala, gerou fortes protestos no país.

Cento e vinte e sete pessoas foram presas em confrontos com a polícia e o exército, que dispararam jatos d’água e bombas de gás lacrimogêneo para conter as manifestações.

Também houve protestos na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. Manifestantes venezuelanos, segundo a polícia, bloquearam o trânsito na ponte internacional San Antonio do Táchiram que liga os dois países.

A manifestação foi contra a presença de Bush em território colombiano.

Mais cedo, dois “pequenos explosivos”, segundo a polícia, deixaram dois feridos nas cidades colombianas de Cali e Boaventura.

O sistema de segurança para a visita de Bush à Colômbia incluiu mais de 20 mil soldados, de acordo com o Ministério do Interior, e a lei seca (proibição de venda de bebidas alcoólicas) durante todo o domingo.

Dias antes da chegada de Bush ao país, a polícia revelara que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) poderiam estar preparando atentados contra o presidente americano.

Livre Comércio

Dois assuntos dominaram a agenda do encontro entre Bush e Uribe, além dos biocombustíveis: o Plano Colômbia, de combate ao narcotráfico e guerrilha, e o Tratado de Livre Comércio (TLC), que espera ratificação dos congressos dos Estados Unidos e da Colômbia.

O presidente americano disse que vai trabalhar “intensamente” para que o TLC seja aprovado pelo Parlamento dos Estados Unidos.

Bush acrescentou seu respaldo ao Plano Colômbia, que completou sete anos e tem recursos americanos previstos para este ano e o próximo.

O presidente americano chegou a Colômbia quando ainda existem fortes acusações de envolvimento de paramilitares com políticos ligados ao governo colombiano.

Uribe aproveitou a presença do líder americano, durante entrevista coletiva à imprensa, para discursar sobre suas medidas contra os paramilitares e a guerrilha – plano chamado Segurança Democrática.

“Nosso total objetivo é derrotar o terrorismo”.

Bush completou dizendo que apóia a investigação de “paramilitares” ou “quem seja” envolvido com crime.

O presidente americano fez um apelo para sejam libertados três americanos seqüestrados pelas Farc.

Uribe preferiu não criticar o colega venezuelano, Hugo Chávez, quando lhe perguntaram se está sendo exagerada a influência dele na América Latina.

O presidente colombiano respondeu que assim como aumenta a integração com Estados Unidos, através do TLC e do Plano Colômbia, também está ampliando a relação com os demais países da região.

Da Colômbia, Bush parte para a Guatemala e de lá para o Mexico, terminando seu giro pela América Latina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram