JornalCana

Universidade inaugura laboratório de produção de biopolímero do melaço da cana

img2142

Na última segunda, (4/06), foi inaugurado o Laboratório de Produção de Biopolímero da cana-de-açúcar para Pesquisa, Desenvolvimento e Produção da UFRPE – Universidade Federal Rural de PE. O biopolímero é resultante da ação de uma bactéria que se desenvolve no caldo da cana ou melaço. As pesquisas na área foram iniciadas há anos pelos pesquisadores de Indústria da EECAC, lideradas pelo engenheiro químico Francisco de Assis Dutra Melo.

Com o sucesso da utilização, o polímero foi levado para o Hospital das Clínicas da UFPE, iniciando-se as pesquisas em humanos, no tratamento de queimados, chegando hoje a várias finalidades, inclusive próteses.

O material foi testado inicialmente no Hospital Veterinário da UFRPE para cicatrização de feridas em animais. Depois, o polímero passou a produzir fios cirúrgicos, cuja sutura era absorvida pelo organismo.

Para Renato Cunha, presidente do Sindaçucar-Pe, a inauguração do laboratório de Biopolímeros na UFRPE consolida a Estação da Universidade como um centro onde a inovação tem preponderância. “O Sindaçúcar-PE tem orgulho de investir através de suas associadas nas pesquisas da universidade numa real parceria público-privada.A indústria de cana do Nordeste já salva vidas com a maciça geração de empregos que promove. Agora através do melaço passa a integrar o mundo da medicina”, complementa Cunha.

O Projeto foi iniciado na gestão do reitor da UFRPE Valmar Côrrea de Andrade e continuado pela atual reitora Maria José de Sena. Entre os profissionais envolvidos: os médico Salvador Vilar e José Falcão Correia Lima e o engenheiro químico Francisco de Assis Dutra Melo. O Sindaçúcar-PE e as Usinas associadas são parceiros no projeto fornecendo o melaço a produção do biopolímero.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram