JornalCana

Universidade de Caxias do Sul pesquisa energia alternativa

A UCS (Universidade de Caxias do Sul) inicia este mês as pesquisas sobre produção de bioenergia no Rio Grande do Sul. Os estudos sobre enzimas e biomassas serão realizados por pesquisadores do Instituto de Biotecnologia e do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agroenergia da UCS.

Inicialmente o estudo vai abordar o aproveitamento do capim-elefante. O trabalho está sendo viabilizado a partir de convênio realizado entre a universidade e o governo do Estado. A iniciativa é vinculada ao Projeto Estruturante Pólo Tecnológico Estadual e dá continuidade às ações do Pólo de Modernização Tecnológica da Região da Serra.

O objetivo da pesquisa é utilizar o capim-elefante, gramínea de fácil desenvolvimento no estado e de baixo custo de produção, diretamente como fonte de energia calorífica e também para a produção de combustíveis líquidos.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Aldo Dillon, o aproveitamento do capim pode se dar pelos processos de trituração e queima (para a produção de energia térmica), por pirólise (queima em altas temperaturas) ou por hidrólise enzimática.

De acordo com o pesquisador, que também participa do projeto nacional Bioetanol, 13 universidades brasileiras estão engajadas na corrida pela tecnologia que garantirá ao País a duplicação da produção de álcool combustível. No RS, o capim-elefante pode vir a ser a bioenergia mais barata.

“A enzima produzida na UCS tem alto potencial para quebrar a celulose, que é a parte mais difícil para a produção de etanol a partir de resíduos, mas ainda precisamos estimar os custos”, conta.

O estudo terá duração três anos e deve anteceder a construção de uma planta piloto que poderá ser localizada na região de Nova Petrópolis, onde o capim-elefante é mais abundante. O estudo beneficiará setores como mecatrônica, móveis, plástico e agroindústria.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram