JornalCana

Unicamp desenvolve tecnologia inovadora para a produção de biodiesel

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou ontem, 16 de abril, contrato de licenciamento de tecnologia para a produção de biodiesel com a BioCamp Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda, com sede em Campo Verde, Mato Grosso. A pesquisa realizada em laboratório da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), com a participação de pesquisadores de outras unidades da Unicamp, possibilitou o desenvolvimento de um catalisador que transforma gordura animal e óleos vegetais em biodiesel, apresentando vantagens sobre os atuais reagentes empregados nos processo de produção.

A tecnologia, pesquisada pelo professor da Feagri, Antonio José da Silva Maciel, em conjunto com seu aluno de doutorado, Osvaldo Candido Lopes, proporciona um desempenho superior em relação a outros catalisadores disponíveis no mercado que têm, geralmente, um rendimento inferior a 95%. Segundo Antonio Maciel, nos testes realizados com o novo catalisador, o índice ficou em torno de 99%. Além disso, não induz a formação de resíduos indesejados, como sabão ou emulsão, como ocorre com técnicas já existentes.

Esse catalisador, de alto desempenho, vai ser explorado comercialmente pela empresa de Mato Grosso por um prazo de 20 anos. A unidade de produção da BioCamp deverá entrar em operação nas próximas semanas, com uma produção inicial de 10 mil litros de biocombustível por dia. A expectativa é que a usina tenha uma produção de 60 milhões de litros de biodiesel por ano. O contrato não prevê exclusividade à BioCamp na utilização dessa tecnologia, que deverá ser licenciada também para outras empresas que atuam no setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram