JornalCana

Unica rechaça ameaça da ANP de limitar embarques de álcool

O presidente da Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), Eduardo Pereira de Carvalho, rechaçou a ameaça da Agência Nacional do Petróleo (ANP) de impor travas às exportações de álcool como foram de garantir o abastecimento interno de álcool no Brasil.

Carvalho lembrou que o próprio presidente Lula estimulou o setor sucroalcooleiro, há duas semanas, durante o lançamento oficial de sua campanha à reeleição a exportar álcool. Na semana passada, o governo, por meio do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, sinalizou projeto para investir em álcool combustível junto com o governo inglês no Sul da África para atender à demanda mundial.

Na terça-feira passada, a ANP fez no Rio de Janeiro audiência pública para discutir a criação de contratos entre distribuidoras e usinas para a compra de álcool anidro, como forma de evitar a volatilidade dos preços do combustível e ter um planejamento da produção. Neste quesito, Carvalho, da Unica, acredita que a medida é um avanço, uma vez que regula um mercado mandatório, que é o anidro (mistura obrigatória). As distribuidoras são contra.

A polêmica da imposição de travas à exportação de álcool voltou à tona na semana passada, quando o presidente da ANP, Haroldo Lima, afirmou que o governo sinaliza impor restrições à exportação de álcool, caso o abastecimento de álcool no mercado interno não esteja garantido.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram