JornalCana

Unica quer evitar barreiras

O setor de etanol brasileiro está acompanhando de perto a elaboração do marco regulatório da União Europeia para energia sustentável.O diretor executivo da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Eduardo Leão de Sousa, disse que a intenção é impedir a criação de barreiras ao produto brasileiro no futuro.“Os conceitos desses critérios de sustentabilidade precisam ser muito bem definidos”, disse ao chegar ao 4º Encontro Empresarial BrasilUnião Europeia, realizado ontem em Brasília.

Segundo ele, o Brasil está ciente de que os europeus farão uma série de exigências para adquirir etanol brasileiro, como a garantia de que não há práticas de queimadas e de que a produção não avançará sobre a região amazônica.

De acordo com Sousa, o que pode gerar divergência entre os dois lados é o conceito de biodiversidade.

A preocupação dos europeus seria de que a expansão da atividade se desse em regiões ricas em fauna e flora.O diretor executivo da Unica teme, no entanto, que as definições de biodiversidade pelos dois lados sejam extremamente diferentes por conta da especificidade da natureza nas duas regiões.

Outro ponto que é visto como dificuldade nessa área pela Unica é a cobrança de uma tarifa de importação de 0,192 euro por litro do etanol brasileiro.

Os produtores querem que a taxa seja eliminada ou, pelos menos, reduzida. Sousa salientou que o mercado europeu é muito importante para o Brasil porque a legislação em desenvolvimento no bloco econômico prevê um aumento gradual do uso de biocombustíveis.

A meta é elevar em até 10% a mistura de biocombustíveis no total de biocombustíveis utilizados em 2020.

“Dificilmente eles terão condições de cumprir essa meta sem o complemento da importação e o Brasil é o país mais bem posicionado nesse setor”, disse Sousa, acrescentando que a entrada nesse mercado representaria a exportação de 15 bilhões de litros de etanol por ano em 2020.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram