JornalCana

Unica quer 25% de álcool na gasolina

O presidente da União da Agroindústria Canavieira (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, defendeu ontem a volta da adição de 25% de álcool anidro na gasolina. A mistura do aditivo foi reduzida pelo governo federal em janeiro. No auge da entressafra de cana de açúcar, o governo temia o desabastecimento e a brutal elevação dos preços aos consumidores. Eu, particularmente, gostaria que a mistura voltasse para 25%, afirmou ontem durante o Fórum Estadão de Energia, realizado na sede do Grupo Estado.

A redução da mistura garantiu a economia de cerca de 100 milhões de litros de álcool anidro nos meses seguintes a medida. Além de garantir mercado para o álcool – uma das razões para o fim da medida -, Carvalho afirmou que a redução da mistura piorou as condições ambientais das grandes cidades brasileiras, o que justificaria já uma revisão da medida pelo governo.

Embora defenda a idéia, o presidente da Unica afirmou que não conseguiu conversar mais com o governo sobre o assunto. Ele criticou a atual falta de interlocução com o governo federal após a crise da última entressafra. Cobrou medidas para a criação de estoques regulares no período de safra a fim de garantir menor instabilidade de preços no na próxima entressafra e reconheceu que ainda faltam dados mais precisos sobre qual a evolução do mercado brasileiro e internacional.

A previsão da Unica é que a exportação de álcool neste ano deverá chegar a 2,4 bilhões de litros, praticamente o mesmo que foi embarcado no ano passado. Carvalho afirmou também que hoje há 89 projetos de novas usinas no País, sendo 10 no Norte e Nordeste e o restante na região Centro-Sul. Até a safra 2010/2011 o setor estará moendo 560 milhões de toneladas de cana.

A Petrobrás deve apresentar em setembro o resultado dos testes de uso do etanol em termoelétricas. A intenção seria substituir o gás natural pelo álcool na geração de energia térmica. Em setembro eles terão uma idéia de como poderão viabilizar isso, afirmou Carvalho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram