JornalCana

Unica: produção de etanol cai 27,7% e de açúcar, 15,7%

A produção de açúcar caiu 15,68% e a de etanol recuou 27,68% na segunda quinzena de setembro, em relação ao mesmo período da safra anterior, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). No acumulado da safra, a produção de açúcar é de 20,77 milhões de toneladas, 8,96% superior aos 19,06 milhões produzidos no mesmo período da safra passada.

Já a produção de etanol acumulada é de 16,43 bilhões de litros, 3,08% menor que os 16,95 bilhões produzidos na safra anterior. Do total de cana processada, 43,7% foram destinados à produção de açúcar e 56,3% ao etanol.

A Unica ressalta que enquanto a produção está fortemente afetada pelas condições climáticas, reduzindo a disponibilidade de produtos ofertada no mercado, a demanda continua crescente. As vendas de etanol (anidro e hidratado) para o mercado interno no mês de setembro atingiram 2,05 bilhões de litros, 14,9% superior ao mês de setembro de 2008.

Considerando-se apenas o crescimento das vendas de etanol hidratado – produto utilizado nos veículos flex – o aumento em relação ao mesmo mês do ano passado foi de 21,2%. No acumulado da safra (abril/setembro), o volume destinado ao mercado interno foi de 11,9 bilhões de litros, contra os 10,2 bilhões de litros destinados no mesmo período do ano anterior.

Em relação ao mercado externo, o volume destinado no período de abril a setembro de 2009 foi de 2,1 bilhões de litros, 12,52% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado (2,41 bilhões de litros). A maior redução nas exportações é do etanol anidro, de 58,03%, embora tenha ocorrido incremento nas exportações do etanol hidratado de 42,46%.

Após mais de dois anos com preços não remuneradores para o produtor, a recuperação nos preços do etanol observada nessa última semana resulta de dois principais fatores: maior demanda em razão do crescimento da frota flex e da competitividade do etanol frente à gasolina e também a redução da produção observadas as limitações de moagem ocorridas desde o mês de julho de 2009.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram