JornalCana

UNICA lança campanha nos EUA que mostra benefícios do etanol de cana

Às vésperas do Dia da Terra (22 de abril) e em um momento em que os Estados Unidos buscam fontes de energia renováveis, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) lança nesta segunda-feira (12/04) uma campanha nacional de conscientização no país, para mostrar aos americanos os benefícios do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar. O trabalho, de cunho educacional, inclui um novo website – www.sweeteralternative.com – e anúncios em veículos online, impressos e em rádio, além de utilizar a presença da UNICA no âmbito da Fórmula Indy, que realiza a maioria de suas corridas nos Estados Unidos e tem a UNICA como fornecedora oficial de combustíveis.

“Acreditamos que isto ajudará os americanos a entender que o etanol produzido a partir da cana é um combustível limpo, renovável, que pode ajudar os consumidores daqui a economizar na hora de abastecer seu automóveis, além de reduzir a dependência do país do petróleo importado do Oriente Médio e melhorar o meio ambiente,” afirma o representante-chefe da UNICA para a América do Norte, Joel Velasco.

A campanha explicitará que o etanol é um combustível renovável produzido a partir da cana-de-açúcar, que é cultivada em mais de 100 países, entre eles o Brasil e os EUA. A exemplo de outros tipos de etanol, como o de milho produzido nos EUA, o de cana pode ser misturado à gasolina, como já ocorre no Brasil na proporção de 25% e nos EUA, onde a mistura é de 10%. Três dos principais benefícios do etanol de cana serão os destaques da campanha:

Segurança Energética: o etanol de cana é uma das melhores opções para diversificar as fontes de energia utilizadas nos EUA e assim contribuir para a política de segurança energética americana, permitindo que o país não fique na dependência de poucas fontes de energia ou países fornecedores;

Economia: ampliando a utilização do etanol de cana, o consumidor americano terá a oportunidade de economizar cerca de um dólar a cada tanque cheio de gasolina comum. Com preço médio inferior a 50 centavos de dólar por galão (3,78 litros) do que o etanol produzido nos EUA a partir do milho, o etanol de cana-de-açúcar é um dos mais econômicos combustíveis renováveis hoje disponíveis;

Meio Ambiente: o etanol de cana reduz em pelo menos 60% a emissão de gases causadores do efeito estufa quando comparado à gasolina, desempenho superior ao de qualquer biocombustivel produzido atualmente em escala comercial. Recentemente a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) designou o etanol de cana como “biocombustível renovável avançado.” Até 2020, a presença dessa importante categoria de combustível subirá para 21 bilhões de galões anuais (79,38 bilhões de litros) no mercado americano, ou cerca de 15% do total de gasolina utilizado no país.

A campanha também vai destacar que o Brasil, maior produtor mundial do etanol de cana-de-açúcar e tradicional parceiro comercial dos Estados Unidos, já substituiu mais de metade de sua necessidade de gasolina por etanol. Além de fazer do Brasil o único país do mundo onde se pode dizer que o combustível “alternativo” é a gasolina, este detalhe também é citado por inúmeros especialistas em todo o mundo como caso de sucesso, a ser considerado por países que buscam ampliar a utilização de combustíveis renováveis.

“O consumidor americano não poderá se beneficiar completamente desta alternativa energética limpa e mais econômica, enquanto o Congresso americano mantiver barreiras comerciais contra o etanol importado do Brasil,” avalia Velasco. Hoje, o governo americano impõe uma sobretaxa de 54 centavos de dólar por galão de etanol importado, o que tira a competitividade do produto no mercado americano e o torna praticamente indisponível nos Estados Unidos. Ao me! smo tempo, o petróleo importado entra naquele país com isenção tarifária. O imposto de importação para o etanol tem prazo de validade até o final deste ano.

Para a UNICA, no início de abril, o governo brasileiro deu um primeiro e importante passo para a construção de um mercado global mais livre para os biocombustíveis, ao eliminar unilateralmente a tarifa sobre o etanol importado pelo Brasil até o final de 2011. A UNICA solicitou ao governo brasileiro que a medida tenha caráter permanente, desde que o governo americano tome atitude similar em relação ao imposto de importação dos EUA.

“O consumidor e quem ganha sempre que há competição em um mercado livre, pois um ambiente competitivo proporciona melhor qualidade de produtos e menores custos. O mesmo principio é válido para o mercado de combustíveis renováveis como um todo, onde a competição criará um ambiente propício à busca de futuras inovações, gerando novas e melhores alternativas para o consumidor. Os america! nos serão os grandes beneficiados se tiverem como opção em seus postos a alternativa mais doce, que é o etanol de cana,” concluiu Velasco.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram