JornalCana

Unica estima moagem de 538,2 milhões de toneladas

As usinas e destilarias da região Centro-Sul do Brasil deverão encerrar a safra 2009/10 com a moagem de 538,2 milhões de toneladas de cana, de acordo com a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar). Na estimativa anterior, a entidade previa a moagem de 529,53 milhões de toneladas.

Apesar do excesso de chuvas, que comprometeu a colheita no segundo semestre, a previsão da Unica é mais otimista do que a feita pela consultoria Datagro que prevê moagem entre 523,5 milhões e 533,5 milhões de toneladas. A AgraFNP também estima uma safra menor, que deve alcançar 525 milhões de toneladas.

Chuvas

De julho a setembro deste ano, a precipitação acumulada mais que triplicou no Estado de São Paulo. Nas tradicionais regiões canavieiras de Araçatuba, Catanduva, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto, a média histórica para o período é pouco maior do que 100 mm. No entanto, a média deste ano superou os 300 mm.

No período de junho a novembro deste ano, foram perdidos 18,3 dias a mais do que na safra passada. Por conta disso, entre 40 e 50 milhões de toneladas de cana ficarão em pé para o próximo ciclo.

O regime de chuvas comprometeu a maturação da cana, além da qualidade da matéria-prima, que chegou à usina com maior nível de impurezas vegetais e minerais.

O excesso de chuvas também aumenta o índice de dextrana, por conta da demora para a cana ser processada após queima ou corte. Isso prejudica a produção, dificultando a clarificação do caldo, causando perda de sacarose, redução da cristalização, além de dificultar a centrifugação.

Entressafra

De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, 55 usinas poderão esticar a safra até fevereiro. “São principalmente usinas que estão precisando de caixa e com dificuldade em conseguir crédito junto aos bancos”. Em março de 2010, pelo menos 140 usinas já deverão estar em operação, ante as 50 em funcionamento no mesmo mês deste ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram