Mercado

Unica está à procura de novo presidente

O executivo Eduardo Pereira de Carvalho, atual presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), deverá deixar a entidade até o fim do primeiro semestre deste ano. O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, é um dos nomes cotados para ocupar o cargo. Procurado, Carvalho informou, por meio de sua assessoria, que não iria se pronunciar sobre o assunto. O Valor apurou que o executivo, à frente da Unica desde 2000, está sendo sondado para ocupar um alto cargo em um dos grupos de açúcar e álcool do país. Também procurado, Furlan não foi encontrado para comentar o assunto.

A decisão deixar a Unica foi tomada pelo próprio Carvalho. Aos amigos mais próximos, o executivo teria confidenciado que está interessado em retomar seu lado empresarial. Carvalho pretende ficar no cargo até junho, quando conclui a organização do ciclo de palestras “Ethanol Summit”, considerado referência do setor.

Para a substituição de executivo, a Unica contratou uma consultoria de head hunter. Além de Furlan, os nomes de Ademerval Garcia, atual presidente da Abecitrus, Pedro de Camargo Neto, na presidência da Abipecs, também foram cogitados para o cargo, segundo fontes. Mas o martelo ainda não foi batido. Caso a entidade não encontre um substituto até junho, Carvalho se dispôs a permanecer à frente da Unica até a futura contratação.

A indicação de Furlan parece não encontrar resistência dos principais executivos do setor, segundo as mesmas fontes. O ex-ministro já tem familiaridade com o setor sucroalcooleiro. Em sua gestão no governo Lula, de 2003 até este ano, Furlan atuou como uma espécie de embaixador do álcool e liderou várias missões internacionais do governo federal na abertura de mercado para o álcool brasileiro.

Carvalho deverá deixar a Unica e ingressar novamente na iniciativa privada. Formado em economia pela FEA-USP, em 1962, o executivo seguiu carreira acadêmica de 1963 a 1982, como professor da FEA. Entre 1970 e 1974, atuou na coordenação da Assessoria Econômica do Ministério da Fazenda. Entre 1975 e 1979, ocupou a diretoria executiva e vice-presidência da Companhia Vale do Rio Doce.

Depois, Carvalho foi nomeado secretário da Agricultura e Abastecimento do governo do Estado de São Paulo, onde ficou entre 1979 a 1980. Neste mesmo ano, deixou o cargo para assumir a secretaria-geral do Ministério da Fazenda, onde ficou até 1981. Na década de 80, passou ainda pelo Banespa, Prever Previdência Privada, Sistema Financeiro Auxiliar, Banco Safra e Agroceres. Entre 1996 e 1998, ocupou o Conselho de Administração do Continental Banco S.A.

Na Unica desde 2000, Carvalho foi o primeiro executivo de mercado a ocupar a presidência da entidade, criada em 1998, em substituição ao Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), órgão controlado pelo governo. Carvalho representou o período de transição do setor, que era controlado pelo governo, para a gestão profissionalizada. (MS)

Banner Revistas Mobile