JornalCana

UNICA e ESALQ promovem 1º Encontro Técnico do RenovaBio

Direcionado a funcionários de usinas sucroenergéticas envolvidos diretamente no planejamento de produção de cana e seus produtos derivados, o curso (gratuito, mas com vagas limitadas) tem o objetivo de esclarecer dúvidas e mostrar o que pode mudar no dia a dia das empresas com a implantação da Política Nacional de Biocombustíveis, mais conhecida como RenovaBio.

Organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), que sediará o evento, o 1º Encontro Técnico do RenovaBio acontece no próximo dia 23 de fevereiro, em Piracicaba (SP), com o apoio da Embrapa Meio Ambiente, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Universidade de Campinas (Unicamp) e do Agroicone. Os técnicos e especialistas desses centros de pesquisas são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da calculadora que será utilizada para definir a nota de eficiência ambiental dos produtores de biocombustíveis, a chamada RenovaCalc.

“A ideia é que as empresas entendam quais variáveis devem afetar a nota de eficiência ambiental das usinas, para que possam incorporar essa informação na decisão sobre as práticas e tecnologias adotadas na produção. A definição da nota e a comprovação das informações inseridas na calculadora são fundamentais para o processo de emissão dos títulos de redução de emissões (o CBio) pelos produtores  ”, explica o gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA. Mais detalhes sobre a programação serão divulgados nos próximos dias.

Lançado em 2016 e sancionado pelo presidente Michel Temer em dezembro de 2017, o RenovaBio, com previsão para entrar em operação em 2020, representa um modelo inovador para a redução dos gases de efeito estufa no transporte veicular. Sem conceder subsídios ou renúncia fiscal, o programa incentivará a maior utilização de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel. A iniciativa é considerada estratégica para ajudar o Brasil a cumprir suas metas climáticas até 2030, segundo compromisso assumido no Acordo de Paris.

Anote na Agenda

Evento: 1º Encontro Técnico do RenovaBio

Data: 23/02/18

Hora: Das 08h30 às 12h

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP – Avenida Pádua Dias, n° 11 – Agronomia, Piracicaba – SP

Inscrições: clique aqui.

Mais informações: (11) 3093-4988

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram