JornalCana

Unica defende mistura atual de álcool, apesar de produção menor

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) defendeu nesta terça-feira a manutenção da mistura atual de 25 por cento de etanol na gasolina, opondo-se a ideias de alguns setores do governo sobre uma possível redução da mistura para evitar novas altas do biocombustível no mercado.

“A Unica entende que a produção de etanol anidro continua em patamares suficientes para garantir o nível de mistura de 25 por cento na gasolina, não havendo qualquer necessidade de alteração…”, disse a entidade em nota que acompanhou relatório sobre o processamento da safra 2009/10.

“Já as variações nos preços do etanol hidratado observadas nas últimas semanas são oscilações sazonais, causadas principalmente pelo impacto das chuvas sobre o desempenho da safra desde junho. O próprio mercado já vem reagindo à situação, ajustando a demanda pelo etanol hidratado”, acrescentou a entidade.

O álcool anidro é aquele misturado à gasolina, enquanto o hidratado é o utilizado pelos veículos flex.

Apesar de a entidade chamar a atenção para o efeito das chuvas, que realmente reduziram a produtividade da cana, a oferta menor de etanol no mercado ocorre pelo aumento da produção de açúcar, que registra preços bem melhores no mercado internacional neste ano.

A produção de açúcar no centro-sul subiu 10 por cento até agora na comparação com o ano passado, enquanto a de álcool (anidro mais hidratado) registra recuo de 5,5 por cento.

A eventual redução da mistura de álcool na gasolina divide o governo. O Ministério da Agricultura é contra, enquanto a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) avalia que seria uma medida positiva para atenuar o aumento dos preços do combustível renovável.

Mas as elevações nos preços do álcool têm provocado queda nas vendas, já que proprietários de veículos flex mudam para gaso! lina quando isso passa a ser mais compensador.

As vendas de etanol hidratado, usado nos flex, caíram 14,5 por cento na primeira quinzena de novembro, em comparação a igual período de outubro.

Do início da safra até o final de setembro, o crescimento das vendas de etanol hidratado para o mercado doméstico estava em 23,5 por cento. Em outubro, esse crescimento já havia caído para 17,7 por cento e ao final da primeira quinzena de novembro chegou a apenas 13,5 por cento, de acordo com a Unica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram