JornalCana

Unica critica subsídios da Índia à exportação

A Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) encaminhou na semana passada carta ao subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, ministro Roberto de Carvalho Azevêdo, questionando as notícias sobre a concessão de subsídios à exportação de açúcar cru por parte do governo indiano.

No comunicado, a Unica afirmou seu repúdio às medidas do governo indiano, uma vez que alteram às condições de competitividade do produto brasileiro e são incompatíveis com os compromissos assumidos pela Índia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Unica se baseia em informações veiculadas na imprensa, na qual aquele país não irá mais impor qualquer restrição às exportações de açúcar.

No final de abril, o governo da Índia informou que concederia aos seus produtores de açúcar, pelo período de um ano, incentivos à exportação da commodity para impedir que sua produção recorde gere uma superoferta no mercado interno, de acordo com informações das agências internacionais.

As produtoras de açúcar localizadas nos Estados costeiros da Índia receberão incentivos no valor de 1.350 rúpias (US$ 32) por tonelada, enquanto as usinas de áreas situadas no interior do país receberão 1.450 rúpias por tonelada, disse o Ministério de Assuntos Alimentares, do Consumidor e da Distribuição Pública em nota à imprensa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram