JornalCana

Unica critica cota

Um navio e meio por ano. Este é o volume que a Europa aceitará importar a mais de açúcar do Brasil como resultado da Rodada Doha. O cálculo é do setor privado brasileiro, que alerta que a Rodada Doha oferecerá uma ampliação pequena para as exportações nacionais do setor. Pela proposta, uma cota seria criada para que, em 2018, o acesso ao mercado da União Européia (UE) chegue a 650 mil toneladas. “Isso ainda precisará ser dividido entre todos os exportadores”, comenta Marcos Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

No primeiro ano, a cota extra seria de 65 mil toneladas de açúcar. “Isso é uma gota perto dos 20 milhões de toneladas que o Brasil exporta hoje”, disse Jank. Para a UE, não há como abrir mais o mercado. Isso porque, com a queda dos subsídios nos últimos anos ao setor, 10 mil trabalhadores teriam sido demitidos, com cerca de 47 usinas de açúcar fechando suas portas. Na avaliação do governo brasileiro, essa redução ocorreu porque o setor europeu simplesmente não é produtivo.

Banana

Ontem, os países latino-americanos ainda chegaram a um acordo sobre o comércio de banana com a Europa. O tema foi alvo de cerca de dez anos de disputas legais e Equador, Colômbia, Costa Rica e outros países da região se queixavam de que as tarifas eram ilegais. O Brasil também acatou o acordo.

Pelo entendimento, a tarifa para a banana ficará em 148 euros por tonelada em 2009, caindo para 114 euros em 2016. Além disso, os países em desenvolvimento aceitaram abandonar todas as disputas abertas nos tribunais internacionais contra os europeus.

Na Europa, apenas França e Espanha devem se opor a um acordo, o que não seria suficiente para que o tratado fosse rejeitado. O problema, porém, são as ex-colônias européias no Caribe, Pacífico e na África, que vão perder preferências para entrar no mercado europeu.

Até ontem, esse ponto era o único que faltava para um acordo. Apesar de opor latino-americanos e europeus, o centro da questão envolve os interesses de investidores americanos na produção de bananas na região e que querem maiores facilidades para exportar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram