JornalCana

Unica cria monta base nos EUA e já pensa em UE e Ásia

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) anunciou ontem, dia 19 de setembro, a contratação de um executivo para atuar nos EUA. A Unica quer desenvolver uma estratégia de longo prazo para combater as barreiras que a indústria americana de etanol e seus aliados no Congresso dos Estados Unidos impõem atualmente à entrada do álcool brasileiro no cobiçado mercado americano.

Joel Velasco, o novo contratado pela Unica, é um representante da entidade para defender os interesses das usinas brasileiras nos EUA. Velasco é ex-assessor do ex-vice-presidente Al Gore e é hoje diretor-gerente da Stonebridge International, uma firma de consultoria sediada na capital americana.

Velasco participou ontem de uma audiência realizada pela Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara de Representantes para discutir as relações do Brasil com os EUA.

Além de Velasco, a Unica quer contratar executivos para atuarem na União Européia e também na Ásia.

Até o final do ano, Marcos Jank, presidente da Unica, disse que vai contratar um representante da Unica para representar a entidade em Bruxelas. Esse executivo terá a função de acompanhar as negociações de açúcar e álcool na União Européia. A Unica também terá um escritório na Ásia, provavelmente em Tóquio (Japão), com o mesmo objetivo.

Quatro meses depois de assumir a presidência da Unica, Jank fez mudanças na equipe de colaboradores da entidade.

Para dar maio ênfase à sustentabilidade sucroalcooleira, a Unica conta agora com o economista Márcio Nappo, ex-Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), como assessor de meio ambiente. Nappo vai fazer parte de uma grande equipe voltada para este segmento, e que terá ainda novos colaboradores que deverão ser contratados, juntando-se aos atuais consultores Laura Tetti e Alfred Szwarc.

A pesquisadora Géraldine Kutas, responsável pelo acompanhamento das negociações agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e das negociações Mercosul-União Européia, chega para substituir Elisabete Seródio, ex-consultora da área de relações internacionais da Unica. Jank também fez uma reestruturação na área de comunicação da Unica. Cláudio Manesco, atual diretor, sai em outubro, para a chegada de Kátia Gianone, ex-Nike e Bunge, que já assumiu o cargo. O ex-coordenador geral de produtos agrícolas do Ministério da Fazenda, Eduardo Leão de Sousa, chega para ocupar a direção executiva da Unica, no lugar de Fernando Morais, que também deixou a entidade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram