As mensagens iniciais da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 27), em Sharm El-Sheikh, no Egito, apontam para a urgência de uma estratégia global que reduza emissões de carbono transformando sistemas energéticos.
Até 18 de novembro, líderes de mais de 190 países negociam soluções para proteger a saúde do planeta, acompanhados de perto pela sociedade civil, academia e setores público e privado de todo o mundo.
Nesse cenário, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) somará sua voz para mostrar a contribuição da bioenergia brasileira para a economia de baixo carbono.
A Unica estará presente em debates com organizações como o Pacto Global e o Fórum Internacional do Transporte (ITC), promoverá seminários com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e assinará, no dia 14 de novembro, sua adesão à Plataforma do Biofuturo.
“Temos no Brasil enorme potencial de protagonismo no processo de transição energética e é esse debate que vamos fomentar na COP 27. Nossa matriz energética é uma das mais limpas do mundo, formada por 48% de renováveis, superando em três vezes a média mundial”, disse o presidente da Unica, Evandro Gussi.
“Olhando para a mobilidade sustentável, o etanol emite até 90% menos CO2 do que a gasolina, além de ter uma cadeia produtiva sustentável em linha com a economia circular. São contribuições importantes que o setor sucroenergético traz para a COP, mostrando que o país tem muito a inspirar na agenda”, completou.
Programação
A agenda da Unica inicia nesta quinta-feira (10/11), com a participação de Gussi no painel “O papel da agricultura na descarbonização da economia e redução das emissões de GEE”, às 19 horas, no Pavilhão 120 da COP27. O evento é promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). No dia seguinte, às 16 horas, Gussi participa de painel sobre etanol e hidrogênio verde, no Espaço Brasil, organizado pelo Ministério de Meio Ambiente.
LEIA MAIS > Grupo Olho D’Água investe R$ 74,2 mi em projeto de irrigação
Uma programação intensa está prevista para segunda-feira, 14 de novembro. A convite do Pacto Global, a Unica debaterá temas relacionados à agricultura de baixo carbono, mitigação e resiliência. O Pacto Global é uma Iniciativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de princípios frente aos desafios globais da humanidade e é hoje a maior rede de sustentabilidade coorporativa do mundo, abrangendo mais de 160 países.
Nesse dia também será realizado o primeiro dos dois eventos promovidos pela Unica e ApexBrasil. O seminário “Versatilidade e complementaridade: fontes de energia renováveis de baixo carbono”, terá início às 17 horas, no Museu Sharm El-Sheikh.
Em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), serão debatidos o potencial e a experiência do Brasil no uso de energia de baixo carbono por um time de alto nível. Entre os painelistas estão Elbia Gannoum (presidente da Abeeólica), Fábio Feldmann (ambientalista e um dos fundadores da SOS Mata Atlântica), Márcio Lima (presidente da Anfavea) e Patrícia Iglecias (presidente do Cetesb).
LEIA MAIS > Região Sudeste é a única do país a apresentar aumento no preço do litro do etanol, de 0,89%
A Unica também formalizará sua adesão à Plataforma do Biofuturo, iniciativa estabelecida na COP22, em 2016, para promover a coordenação internacional sobre a bioeconomia sustentável de baixo carbono. O evento contará com a presença do CEO da campanha Biofuturo, Gerard J. Ostheimer.
A Biofuturo tem por objetivo permitir a redução das emissões de GEE e promover uma economia circular, mostrando caminhos por meio dos quais os países, empresas e consumidores podem substituir combustíveis, químicos e outros materiais por equivalentes biossustentáveis.
Economia Circular
No dia 15 de novembro, a Unica debaterá “circularidade no transporte” em evento promovido pelo ITC (Fórum Internacional do Transporte). Temas relacionados à mobilidade também estão presentes no evento promovido pelo IICA em 16 de novembro, que contará com a Unica no painel “O papel dos biocombustíveis líquidos na descarbonização dos transportes”, às 15h30, na Zona C120.
Dia 16 de novembro também será marcado pelo segundo evento promovido pela Unica e ApexBrasil, desta vez em parceria com a Associação dos Produtores de Açúcar da América Latina (Unala). O seminário “Para além do açúcar e do etanol: economia circular a alcançar objetivos de descarbonização” discutirá a sustentabilidade da cadeia de valor da produção da cana e a versatilidade de sua contribuição para a economia de baixo carbono para além do transporte.
LEIA MAIS >Para Pecege musculatura financeira do setor permite enfrentar ciclos de baixa
Os painelistas irão tratar sobre as diferentes soluções oferecidas pela cana-de-açúcar em substituição derivados do petróleo, incluindo etanol de 2ª geração, bioplásticos, biogás e hidrogénio verde. O evento será realizado na Blue Zone do Pavilhão SDG da COP27.
PROJETO
A ApexBrasil e a Unica tornaram pública em fevereiro de 2008 uma estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior, em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados.
O projeto pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e demais derivados da cana-de-açúcar junto aos principais formadores de opinião mundial – governos e meios de comunicação, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores.