JornalCana

Unica analisa ATR neste início de safra

2004-06-30 Canavial Santa Helena GO (8)

Em relatório divulgado na manhã desta terça-feira, 13 de maio, a Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar informou que a concentração de ATR – Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de matéria-prima processada atingiu 110,20 kg na segunda quinzena de abril, ante 113,76 kg computados em igual período da safra 2013/14. Os dados são válidos para as usinas do Centro-Sul.

Em nota, a entidade diz que o indicador não reflete a realidade do setor sucroenergético. “Na prática, análises laboratoriais indicam que a qualidade da matéria-prima está superior àquela registrada em 2013; em contrapartida, há um volume expressivo de cana-de-açúcar que não está sendo colhido no ponto ideal de maturação, pois o manejo da colheita está sendo conduzido visando corrigir os problemas oriundos tanto da geada ocorrida na safra passada quanto da seca observada no início de 2014”.

Em relação à produtividade agrícola, levantamento realizado pelo CTC – Centro de Tecnologia Canavieira indica que o rendimento médio da lavoura colhida em abril totalizou 75,30 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, frente a 83,00 toneladas computadas no mesmo mês do ano anterior – redução de 9,28%.

Para Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, os números já eram previstos. “Essa queda já era esperada e reflete o longo período de seca verificado no início de 2014. Ademais, nossa principal preocupação refere-se às áreas que serão colhidas nos dois últimos meses da atual safra, pois estas permanecem afetadas pela escassez de chuvas enfrentadas em muitas regiões canavieiras, principalmente no Estado de São Paulo”, acrescentou Rodrigues.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram