JornalCana

União Europeia deixa de produzir açúcar e abre espaço para Brasil

O Brasil está diante de uma oportunidade para aumentar a fatia de negócios com açúcar no mercado internacional. Na semana passada, a União Europeia (UE) abandonou a produção de 5,8 milhões de toneladas, próximo do objetivo de 6 milhões de toneladas. A reforma do setor de açúcar europeu foi necessária por causa da condenação dos subsídios dados pela UE a seus produtores, em uma briga levantada pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC).

“A reforma do setor do açúcar é boa notícia tanto para a Europa como para o Brasil”, afirmou Michael Mann, porta-voz de assuntos agrícolas da Comissão Européia. “Nós na Europa mudamos o perfil de nossa indústria, fabricando agora em um nível sustentável”, disse. “Deixamos de ser o segundo maior exportador do mundo para sermos importadores. Isso significa uma melhor oportunidade de mercado para o Brasil no mundo e perspectivas de preços mais saudáveis”, completou.

O objetivo da reforma lançada em 2006 era de reduzir a produção de açúcar a 14 milhões de toneladas no prazo de quatro anos. A produção se concentra em 18 países, em vez de 23 antes da reforma. Mas cerca de 70% da produção virá de sete países.

“O preço interno do açúcar também mostra uma tendência de queda”, segundo a comissária europeia de Agricultura, Mariann Fischer Boel. O preço mínimo garantido aos produtores caiu 36%, passando de 632 euros por tonelada em 2006/07 para 404,4 euros por tonelada a partir de 2009/2010.

Sem subsídios, a UE reduziu em 30% sua produção de açúcar nos últimos três anos. Segundo a Comissão Europeia, sem a ajuda estatal, os países do bloco deixaram de ser exportadores de açúcar e se transformaram em importadores. O setor, que se queixa dos prejuízos, alega que dezenas de usinas foram fechadas em toda a Europa.

Ásia

As importações de açúcar da Índia em 2008/2009 devem atingir apenas cerca de 1,5 milhão de toneladas mesmo em meio à queda na produção local. Até agora em 2008/2009 as importações de açúcar demerara somaram cerca de 900 mil toneladas. Em outubro de 2008, a estimativa era que as importações de demerara chegariam a 4 milhões de toneladas. Já a Indonésia pode importa até 150 mil toneladas de açúcar branco a partir de abril para consumo doméstico, contrariando afirmação de que o governo permitiria importações apenas para o uso em indústrias farmacêuticas, de alimentos, bebidas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram