JornalCana

União Européia concede cota de importação para açúcar

A União Européia (UE) decidiu abrir cota de importação de 400 mil toneladas de açúcar por ano para as indústrias química e de fermentação para encerrar uma briga com produtores do bloco em torno do preço. A UE também dará o sinal verde para os mesmos produtores exportarem 650 mil toneladas fora do sistema de cotas, mas sem subsídios, de acordo com um porta-voz em Bruxelas.

A decisão coincide com um período de safra de açúcar de beterraba com rendimento recorde neste ano. A produtividade é de 70,3 toneladas por hectare, 19% a mais do que no ano anterior. O resultado é atribuído ao clima favorável nos principais produtores do bloco, como França e Alemanha.

Segundo assessores europeus, a produção no ano-fiscal que termina em setembro é estimada em 17 milhões de toneladas. Para 2008, deve cair para 14 milhões de toneladas. A expectativa é de que mais empresas renunciem a suas cotas de produção para que seja alcançado o plano de cortar 6 milhões de toneladas por ano do bloco.

Pela reforma do regime europeu de açúcar, os preços pagos para o produto devem cair em até 40% em 2010, quando os refinadores usarão menos açúcar de beterraba produzido no bloco e poderão aumentar a importação. Só dos 76 países mais pobres, a UE importará cerca de 3,5 milhões de toneladas/ano até 2015, sem taxação.

A briga entre a indústria química e produtores já ocorre há um bom tempo. A indústria pagava aos produtores o preço europeu, mas recebia depois indenização da UE. Com a reforma do regime do açúcar, a compensação foi eliminada e a UE mandou os lados negociarem, o que não conseguiram.

Com a cota, o setor químico poderá importar, pelo preço internacional, 300 euros por tonelada mais barato que o açúcar europeu. Mas a Associação Européia de Produtores de Açúcar tem minimizado o impacto da medida e acha que os brasileiros terão mais lucro se continuarem exportando à África, em vez de vender pelo preço mundial para a indústria química européia (Valor, 8/08/08)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram