JornalCana

Umidade do solo favorece pastos e lavouras tardias

Semana de frio em São Paulo, com temperatura mínima chegando a 5 graus, em Assis, 7 graus em Adamantina e 8 graus em Pariquera-Açue Tatuí. A máxima ficou abaixo de 29 graus em todo o Estado. A passagem de uma frente fria trouxe chuva para algumas localidades. Em Ribeirão Preto, Pariquera-Açu, Bebedouro, Mococa e Votuporanga, chuvas acima de 20 milímetros ajudaram a repor o armazenamento hídrico.

Apenas no Vale do Ribeira a chuva atrapalhou os trabalhos de campo. Em Mococa, a chuva elevou a umidade do solo e do ar nos cafezais, preocupando os produtores, por causa da possibilidade de atraso na colheita e pelo risco de queda na qualidade do produto. Em Votuporanga choveu 50 milímetros e a umidade do solo subiu para 77% da capacidade máxima de armazenamento, beneficiando pastagens, canaviais, lavouras de milho e sorgo semeadas tardiamente.

Em Jales também choveu bastante, dificultando o início da colheita da uva, mas reduzindo a necessidade de irrigação. O frio, contudo, está atrasando o desenvolvimento das parreiras de niagara rosada e pode favorecer a ocorrência de oídio em diversas variedades de uva. No pontal do Paranapanema, as lavouras de feijão semeadas no início de abril apresentam bom desenvolvimento e, apesar do alto risco de seca ou de geada para lavouras semeadas nessa época, a expectativa é de boa produtividade.

As lavouras de milho safrinha já entraram na fase de maturação em Assis e Ourinhos e, mesmo com o frio e o tempo nublado, a colheita e transporte foram realizadas sem maiores problemas.

Em relação aos canaviais de Araçatuba e Presidente Prudente, castigados pela seca entre fevereiro e março–época em que a cana apresenta a maior desenvolvimento –, mesmo com a boa regularidade das chuvas entre abril e junho, pode haver redução na produtividade nas áreas a serem colhidas a partir de setembro.

Com as condições do tempo e a umidade do solo em níveis intermediários, já é possível começar o preparo do solo para a safra de verão, nas áreas cultivadas com sistema convencional ou com plantio direto na palha.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram