As campanhas de Saúde e Segurança no Trabalho na UISA vêm sendo trabalhadas fortemente nos últimos anos. Durante a safra 20/21, houve redução de 17% no número de acidentes, comparado a safra anterior, resultado do engajamento de todos os integrantes da empresa quanto as ferramentas implantadas durante o ciclo.
Entre elas, a empresa destaca o cartão alerta, ferramenta de relato de desvios de segurança; regras de ouro, conjunto de atitudes adotadas pela empresa de boas práticas de segurança no trabalho; cartão pare, ferramenta de avaliação rápida e eficiente se está apto para atividade que irá executar.
A empresa realizou também campanhas de SST, com o intuito de busca garantir o cumprimento dos requisitos de saúde aos funcionários; eventos da SIPAT/SIPATR, com palestras de conscientização para todos os funcionários; e simulados de emergência, uma forma realista de situação de risco na empresa, com orientações de profissionais da área.
LEIA MAIS > MME abre pesquisa sobre inserção de biocombustíveis no ciclo diesel
“Com a adesão da cultura preventiva, os riscos antecipados e mitigados promovem uma redução significativa nos resultados globais de segurança. A promoção de ações como forma de reflexão sobre os riscos, perigos e responsabilidades existentes no ambiente de trabalho, estimula e engaja os funcionários para atingir o principal propósito: acidente zero”, assegura a companhia.
De acordo com a gerente de Saúde, Segurança e Bem-estar no Trabalho da UISA, Carina Spindola, todas as gerências vêm se mobilizando para trabalhar o tema de saúde e segurança com as equipes, reforçando ainda mais as medidas de conscientização e prevenção, contribuindo para manter um ambiente saudável e produtivo. “A prevenção de acidentes e a segurança dos funcionários UISA é um valor inegociável. É a missão de todo nível hierárquico na companhia”, contou.