Mercado

UFV lança softwares para controle de fertilizantes

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, lançou na semana passada um pacote de softwares que permitem otimizar o uso de corretivos e fertilizantes para aumentar a produtividade sustentável de várias culturas agrícolas.

Os softwares permitem diagnosticar as necessidades de nutrientes para que as culturas sejam mais produtivas economicamente. Como cada solo apresenta demandas diferentes, os pesquisadores desenvolveram sistemas específicos para as principais culturas comerciais do Brasil, como a cana-de-açúcar, milho, soja, arroz, café, eucalipto, entre outras.

Os sistemas Ferti-UFV e Nutri-UFV foram desenvolvidos a partir de bancos de dados construídos por professores e pesquisadores em dissertações de mestrado e teses de doutorado no programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV. Informações sobre os sistemas podem ser encontradas no site www.agrosistemas.ufv.br.

Com o objetivo de fomentar a produção em países de agricultura tropical, os sistemas serão disponibilizados para engenheiros, técnicos, produtores, empresas públicas e privadas, além de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Banner Revistas Mobile