JornalCana

UFMA desenvolve novo modelo de geração eólica

Projeto foi aprovado pela Aneel, com patenteamento e financiamento da Eletronorte. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica, desenvolveu um novo modelo de geração de energia eólica para localidades de difícil acesso no interior do Maranhão. O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Turbinas Eólicas para Regiões Remotas foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), patenteado e financiado pela Eletronorte, que firmou convênio no valor de R$ 351,26 mil em 2004, com direito a um aditivo de 25%.

O primeiro protótipo será testado na UFMA, em São Luís, para estudos experimentais, com capacidade para gerar até 400 watts, até março. O segundo, a ser instalado em uma torre de 20 metros de altura e 12 metros de largura será testado na geração de energia para a iluminação pública nas dependências da universidade. Terá capacidade para gerar até 20 mil KW, suficientes para abastecer 100 lâmpadas de 100w.

A turbina eólica em pesquisa terá construção em princípios diferentes dos aéreos geradores convencionais. É instalado em uma torre. Tem peças (no formato de conchas) de alumínio. O sistema é modular vertical, atendendo a necessidade de energia da comunidade a ser instalada. Outra vantagem é o fato de não agredir o meio ambiente, pois pode ser cercado com uma tela – os sistemas convencionais na forma de cata-vento afastam insetos e aves. “O meio ambiente é uma de nossas preocupações e da Eletronorte, por isso a idéia de desenvolver um sistema que não agrida à natureza e possa ser implantado na região Amazônica”, ressalta o pesquisador e idealizador da turbina eólica, o físico Candido Mendes.

A concepção da turbina eólica nasceu a partir de um equipamento idealizado para gerar energia em áreas urbanas – em prédios, especificamente. O invento chegou a receber financiamentos do Banco do Nordeste, por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico (Fundeci), em 2002, no valor de R$ 25 mil, idéia que nasceu a partir da observação de brinquedo de isopor semelhante a um avião comum nas praias de São Luís.

Mais tarde, o pesquisador Mendes, desenvolveu um novo modelo com o propósito de atender a localidades remotas do estado, como ilhas marítimas isoladas no litoral maranhense. O material utilizado no protótipo é alumínio em forma de conchas apoiadas em suportes de aço, o modelo de conchas nasceu a partir das embalagens de lances em aviões. Estudantes que fazem parte do projeto querem a substituição do alumínio por de fibra de vidro e outros materiais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram