JornalCana

UE vai impor tarifa temporária à importação de biocombustível dos EUA

A Comissão Europeia irá impor tarifas temporárias à importação de biodiesel norte-americano, enquanto decide se tarifas permanentes serão necessárias, segundo autoridades do governo da União Europeia (UE).

A decisão ocorre em resposta a reclamações do Conselho Europeu de Biodiesel, que representa os principais produtores da UE, de que um subsídio oferecido às exportações de biodiesel pelo governo norte-americano está prejudicando injustamente o mercado europeu.

Segundo o conselho, o subsídio encorajou empresas dos Estados Unidos a inundarem o mercado europeu com seu biodiesel, pressionando os preços e forçando produtores da UE a interromper a produção. Serão impostos dois tipos de tarifa.

O primeiro, para biodiesel que é importado a preços abaixo do custo de produção, irá variar entre 2,36 e 19,6 euros por 100 quilogramas de biodiesel. O segundo tipo, para conter os subsídios oferecidos pelos EUA, irá variar entre 21 e 24 euros por 100 quilogramas de biodiesel.

As tarifas temporárias devem entrar em vigor em 12 de março, depois de especialistas da UE se encontrarem em 3 de março para discutir a questão. Se a comissão quiser impor tarifas permanentes, terá de procurar aprovação dos governos dos países que formam a UE.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram