JornalCana

UE vai despejar açúcar no mercado internacional

Mesmo com a decisão favorável ao Brasil, Tailândia e Austrália na Organização Mundial do Comércio (OMC), no processo contra os subsídios da União Européia ao açúcar, o bloco deverá exportar um total de 6,7 milhões de toneladas de açúcar na safra 2005/06, de acordo com Farideh Bromfield, diretor da ED&F Man.

Bromfield disse que não acredita que o Brasil ou outro país seja capaz de deter os volumes que serão despejados pela UE.

As exportações da UE alcançarão volume recorde, mas em 2006/07 deverão cair para algo em torno de 1,7 milhão de toneladas.

Ontem, durante conferência da Datagro, o chefe de contenciosos do Itamaraty, Roberto Azevedo, disse que o Brasil vai discutir em reunião do Órgão de Soluções de Controvérsias da OMC as vendas agressivas da UE no mercado internacional.

Hoje a UE apresenta sua proposta de implementação do processo de açúcar da OMC, do qual saiu derrotada. No dia 28 será a vez do Brasil de levar sua proposta. No dia 10 de outubro, o árbitro designado para o caso na OMC vai avaliar as propostas e dar seu veredicto no dia 28 de outubro.

A UE quer começar as implementações a partir de 2007, mas o Brasil acha que o bloco quer ganhar tempo e pede um prazo menor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram