JornalCana

UE utiliza excedente de vinho na fabricação de etanol

Uma quantidade cada vez maior de etanol está sendo produzida na Europa a partir do excedente de vinhos do continente. Dados da União Européia (UE) apontam que quase um quinto do etanol fabricado no bloco já vem dos estoques de vinhos que não conseguem ser vendidos.

As vinícolas européias vivem uma crise. Continuam recebendo subsídios para produzir vinho, mas não conseguem mais controlar o mercado mundial diante da concorrência dos vinhos do Chile, Argentina, Califórnia e África do Sul. Resultado é um excedente sem precedentes de vinho que não conseguem ser escoados.

Ao mesmo tempo que o vinho começa a sobrar, a União Européia estabelece como meta que o consumo de 5,75% de todo seu combustível venha do etanol até 2010. Para este ano, a projeção já indica uma produção de pelo menos 2,9 bilhões de litros do etanol apenas para o uso em veículos, um crescimento de 70% em relação a 2006.

Parte da produção do etanol é ainda destinada para motores de fábricas e mesmo para bebidas. No total, os investimentos no continente europeu no setor do etanol permitirão a produção de 4 bilhões de litros até o final do ano.

Consumo

O consumo do etanol também explodiu, chegando a 3,5 bilhões de litros em 2007. A alta é de 65% em relação a 2006, mas inferior à capacidade de produção. Nos próximos 13 anos, a projeção da Organização Internacional do Açúcar é de que o consumo europeu chegue a 18 bilhões de litros. Hoje, consumo brasileiro é de 15 bilhões de litros.

Entre os exportadores, a França está se transformando no principal fornecedor da região. Em 2006, já exportou 320 milhões de litros de etanol. Mas três novas plantas estão sendo construídas e até o final do ano aumentarão a capacidade de produção do país em 750 milhões de litros.

Nos próximos dois anos, a perspectiva é de que 12 novas usinas de etanol entrem em pleno funcionamento na Europa. Entre os produtores, a Alemanha é líder, seguida por Espanha a França. Além do vinho, 39% da produção do etanol na Europa é feita a partir do trigo e apenas 9% de açúcar de beterraba.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram