JornalCana

UE quer taxar etanol dos EUA

A União Europeia (UE) planeja impor tarifas ao biocombustível importado dos EUA, segundo diplomatas ouvidos pelo “International Herald Tribune”. A proposta em análise é de taxar em ? 0,44 cada 100 quilos de etanol americano e poderá entrar em vigor a partir de 13 de março. O Brasil também enfrenta dificuldades para ter acesso ao mercado europeu, especialmente por causa dos subsídios fornecidos aos produtores pelas nações europeias.

A decisão de impor barreiras à importação de combustível americano resulta de uma investigação aberta, no ano passado, pela União Europeia para apurar queixas de produtores locais contra os subsídios americanos. Os responsáveis pela investigação dizem que o governo dos EUA apoia seus produtores diretamente e com subsídios indiretos.

As importações de biocombustível americano pela Europa somam cerca de ? 1 bilhão por ano.

Embora, uma vez concluída a investigação, a Comissão Europeia possa impor tarifas aos itens importados, o porta-voz da UE para Comércio, Peter Power, explicou que tais tarifas são temporárias. Qualquer decisão definitiva, que pode durar cinco anos, precisa de aprovação dos governos do bloco.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram