JornalCana

UE quer investir em parcerias com o Brasil no setor agrícola

img2309

Com a afirmação de que a União Européia tem interesse em investir em parcerias com o Brasil, o comissário da União Europeia responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, assinou na última quinta-feira (21/6), com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, um protocolo de intenções para estabelecer diálogo sobre agricultura e desenvolvimento rural entre Brasil e o bloco europeu. 

O objetivo do documento, assinado na Embrapa Solos, é promover o entendimento e cooperação técnica bilateral no campo agropecuário e estabelecer canais de comunicação para fortalecer o intercâmbio de informações e facilitar a resolução de problemas. A cooperação ainda prevê compartilhar pesquisas em produção agrícola, pecuária e floresta – o que, no caso do Brasil, reforça a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no cenário internacional no desenvolvimento tecnológico na área agrícola.

Para Dacian Ciolos, é de interesse da União Europeia investir na parceria com o Brasil. “Precisamos aprofundar as relações e estamos abertos a negociações”, disse. 

Este é o segundo encontro entre o comissário e o ministro, que haviam se reunido antes em janeiro deste ano, em Berlim.

“É um trabalho conjunto no combate à fome e à miséria. Colocamos a Embrapa, uma referência em pesquisa neste segmento, à disposição para auxiliar no aumento de produção e preservar o meio ambiente”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.

Segundo o memorando, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil e da direção geral para Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia poderão estabelecer grupos de trabalho em temas específicos, exceto aos relacionados às questões sanitárias e fitossanitárias, bem-estar animal e posse da terra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram