JornalCana

UE e Moçambique assinam acordo para setor do açúcar

A União Européia (UE) e o Ministério da Agricultura de Moçambique assinaram nesta segunda-feira (04) um acordo de financiamento no valor de € 6 milhões para a execução da segunda fase das medidas de acompanhamento ao setor açucareiro. De acordo com a edição eletrônica do jornal Notícias, esta segunda fase é relativa ao período 2008/10.

A Comissão Européia estabeleceu um programa de assistência técnica e financeira para apoiar o processo de adaptação dos países signatários do Protocolo do Açúcar às novas realidades do mercado, resultantes da reforma do regime açucareiro na UE. O programa teve início em 2006 e vai prolongar-se até 2013.

Segundo o Notícias, Moçambique já se beneficiou de um financiamento de € 560 mil fometado pela Comissão Européia para a implementação da primeira fase deste programa. Moçambique é detentor de uma quota preferencial que lhe permite exportar seis mil toneladas de açúcar por ano para o mercado da UE, desde que aderiu, em 2002, ao Protocolo do Açúcar.

Naquele país, a indústria açucareira emprega cerca de 30 mil trabalhadores, entre permanentes e sazonais. Está implantada em áreas rurais e contribui para diminuir a pobreza ao possibilitar a participação das famílias no pantio de cana para as usinas. (com informações da Agência Lusa)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram