JornalCana

Turbtron garante máxima eficiência em projetos para área elétrica e automação

O melhor aproveitamento industrial é um dos alvos principais das unidades produtoras. Com esse objetivo, a Turbtron, localizada em Ribeirão Preto (SP) demonstra 35 anos de eficácia comprovada em desenvolver e comercializar equipamentos e mão de obra especializada em elétrica e automação.

A Turbtron atuou no projeto elétrico e na execução da primeira destilaria de etanol de milho em modelo flex do país, a Usimat em Campos de Júlio (MT). Desde então, a empresa adquiriu experiência acima da média ao participar deste projeto pioneiro de produção de etanol, tanto derivado da cana-de-açúcar, quanto do milho. Na última safra a usina produziu 150 milhões de litros, sendo 110 milhões só de etanol de milho. Processou também 50 mil toneladas de DDG e deverá extrair nesta safra (2019/20), 160 milhões de litros de etanol e 60 mil toneladas de DDG.

Um dos idealizadores e projetistas da Usimat, o Dr. Vital Silva Nogueira, atualmente diretor da Maiz Engenharia e, à época, gerente industrial da usina, conta que a Turbtron participou de todo o projeto elétrico, eletrônico e de instrumentação da planta, com sistemas práticos, seguros, confiáveis e de fácil controle operacional, dando um retorno enorme em ganhos no processo. “A Turbtron otimizou toda a planta, melhorando o fator de potência. Projetou e instalou a nova termoelétrica com potência de 14 MVA e também a parte elétrica da nova caldeira de alta pressão”, explica Nogueira.

Empresa amplia portfólio no Estado do Mato Grosso

O diretor comercial da Turbtron, Roberto Assef, informa que a empresa segue ampliando seu portfólio. “No Mato Grosso além da Usimat, atuamos nos projetos de etanol de milho modelo flex da UPS Flex, situada em Jaciara e nos projetos, montagens e fabricação dos painéis de acionamentos e do sistema de automação da nova casa de força de 11,75MVA e da nova coluna de destilaria da Libra Etanol, situada em São José do Rio Claro. Os excelentes resultados aplicados garantiram a satisfação dos investidores”, afirma.

Ainda no Mato Grosso, a Turbtron teve participação no projeto da Usina do grupo Safras Indústria e Comércio de Biocombustíveis situada na cidade de Sorriso — que é a primeira usina full de etanol de milho.

“Conhecemos a Turbtron através de pesquisa de mercado e por referências de pessoas que conhecemos. Ela desenvolveu todos os cubículos de disjunção em média tensão, painel de excitação e controle do nosso turbo gerador e projetou a casa de força. Um trabalho excelente”, garante Renan Moraes, diretor industrial da unidade.

Os investidores e proprietários Dilceu Rossato e Pedro Moraes Filho estão satisfeitos com o resultado.

Nova planta full de etanol de milho aposta na competência da Turbtron

O município de Jataí (GO) será o celeiro de mais uma aposta inovadora do setor. Com capacidade instalada inicial para esmagar 500 toneladas de milho na próxima safra, a Jataí Ecodiesel é uma nova planta produtora de etanol que está sendo instalada no Estado de Goiás e que aposta na competência da Turbtron. Em parceria com a Maiz Engenharia responsável pelo projeto de implantação e processo, a Turbtron está executando todo o projeto de automação e elétrica da planta. É o que afirma o diretor geral da unidade, Emerson de Oliveira. “Estas empresas trazem a este ramo de atividade projetos nacionais, o que resulta em um menor investimento e, consequentemente, em um menor custo de manutenção”.

De acordo com Oliveira, tanto a Turbtron, quanto a Maiz Engenharia se destacam graças a experiência que possuem. “Cada uma destas empresas detém expertise e know-how acumulado de décadas, o que dá segurança e menor custo para o investimento. Outro ponto positivo é facilidade de contato direto com os gestores destas empresas”, destaca o diretor geral da unidade produtora.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram