JornalCana

Tudo junto e misturado

img5422

Na década de 90 do século passado era comum ouvir um motorista pedir um “rabo de galo”, ao frentista na hora de abastecer. A expressão era derivada do coquetel de bar resultante da mistura entre cachaça e Cinzano. O rabo de galo da bomba de combustível, por sua vez, era resultante da mistura de gasolina e álcool hidratado. Por ter um veículo exclusivamente movido por gasolina, ao optar pelo mix, no fim das contas o consumidor economizava, por causa dos inflacionados preços da gasolina da época.

O que era uma típica gambiarra brasileira veio a tornar-se, menos de quinze anos depois, em uma das mais importantes evoluções tecnológicas dos veículos movidos por motores do ciclo otto. O lançamento do Gol Total Flex 1.6, da Volkswagen, em 24 de março de 2003, marcou a trajetória de sucesso do carro flex, que está completando 10 anos no mercado.

O veículo bicombustível tornou-se um marco para o setor sucroenergético e modelo de sustentabilidade para o mundo. Deu novo impulso aos negócios, aqueceu ainda mais a economia e as turbinas das usinas e destilarias, mudou paradigmas na indústria automobilística brasileira e criou o “reinado do consumidor”.

A tecnologia flex possibilitou vendas acumuladas de 18,5 milhões de veículos bicombustíveis no período de 2003 a 2012, o equivalente hoje a aproximadamente metade da frota em circulação no país, de acordo com a Anfavea — Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Com participação de 4% nas vendas totais de veículos leves em 2003 – ano do lançamento –, o carro flex gradativamente ganhou espaço entre os consumidores e superou, a partir de 2007, a casa dos 80% de participação. O índice obtido em 2012, de 87%, é recorde.

No cenário atual o consumidor, que na década de 90 buscava driblar suas dificuldades com o improviso do “rabo de galo”, hoje pode dar-se ao luxo de abastecer com gasolina ou etanol, ou ambos. “Tudo junto e misturado”, como reza o bordão nas redes sociais.

É por estas e outras razões que nós, do JornalCana, dedicamos nesta edição matéria especial comemorativa dos dez anos do advento do motor flex. Veja nas páginas 75 a 77, da edição 230, e celebre conosco a criatividade e livre iniciativa brasileiras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram