JornalCana

Trio elétrico movido a biodiesel

O trio elétrico utilizado para transportar a cantora Ivete Sangalo e sua banda nos seis dias do Carnaval terá a adição e biocombustível no óleo diesel. O biodiesel será fornecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e é produto do trabalho de nove pesquisadores, orien-tados pela professora Rosenira Serpa. Em Itabuna, no interior, também será feita a experiência.

A proposta da Uesc e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) para que os trios adotem o biocombustível leva em conta o fato de o governo federal ter sancionando a lei que autoriza a adição de 2% de biocombustível nos veículos a diesel em todo o país até 2008.

O reitor da Uesc, Joaquim Bastos, explicou que a redução do lançamento de poluentes depende das condições de conservação de cada veículo. “Mas teremos, seguramente, uma redução de até 50% na emissão de gases poluentes, o que é um resultado razoável. O biodiesel também funciona como um lubrificante e melhora a qualidade do motor”, disse o reitor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram