JornalCana

Treze usinas recebem Prêmio MasterCana Nordeste no Recife

Nove usinas e grupos sucroalcooleiros de Pernambuco, duas de Alagoas e duas da Paraíba receberam ontem (22/11) no Recife o Prêmio MasterCana Nordeste. A festa de premiação, que reconhece o trabalho das entidades, empresas e personalidades ligadas ao setor, reuniu cerca de 300 pessoas no espaço Blue Angel Recepções, no Sítio Histórico da Madalena, incluindo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) e o presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT).

O Prêmio MasterCana foi apresentado pelo jornalista Hugo Esteves e presidido por Josias Messias, presidente da empresa ProCana, idealizadora do prêmio e editora do JornalCana, entre outros produtos. O deputado estadual por Pernambuco Henrique Queiroz e o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, participaram da entrega aos representantes de entidades e empresas que destacaram durante o ano na busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e sócio-econômico do setor sucroalcooleiro.

Além do governador, estiveram presentes na cerimônia de entrega do Prêmio MasterCana Nordeste os deputados estaduais Sebastião Rufino (PFL) e Antonio Morais, PSDB.

O deputado federal José Múcio Monteiro Filho (PTB) foi agraciado com o troféu Honra ao Mérito por sua dedicação e história marcante junto ao setor sucroalcooleiro. Seu irmão, Domingos Azevedo o representou porque José Múcio acabara de ser indicado em Brasília para assumir o Ministério das Relações Institucionais no lugar de Walfrido dos Mares Guia, que renunciou por envolvimento no escândalo do mensalão mineiro.

O Prêmio MasterCana Nordeste para a Personalidade do Ano coube a Fernando Bezerra Coelho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Bezerra Coelho foi escolhido por estreitar o relacionamento entre o Estado e os segmentos do setor sucroalcooleiro ao capitanear a criação da Câmara Setorial de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool de Pernambuco.

A Pesquisa MasterCana indicou o senhor Luismar Melo, diretor do Sindálcool na Paraíba, como Líder do Ano. Ele recebeu o troféu e inúmeros abraços. Luismar é conhecido pela simplicidade e humildade e pela capacidade de negociação e de previsão de mercados. Luismar Melo é sócio-diretor das usinas Japungu e Agroval, na Paraíba; e CRV e Cooper-Rubi, em Goiás. O grupo pretende alcançar em breve moagem de 5 milhões de toneladas de cana, sendo 1,7 milhão no Nordeste”.

O troféu de empresário do Ano foi entregue a Eduardo Farias, presidente do Grupo Farias. Empresário, economista, atuando há mais de 30 anos no setor de açúcar e álcool, Eduardo Farias, é o principal responsável pela dinâmica de expansão do grupo no setor, por meio do desenvolvimento de uma filosofia de gestão profissionalizada, associada a uma governança norteada pela perpetuação do negócio.

Hoje, o Grupo Farias tem unidades nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás e São Paulo, com seis usinas em funcionamento, e com novos projetos em andamento nos estados do Acre e Mato Grosso do Sul. Projeta para o ano de 2010 um processamento de 15 milhões de toneladas de cana.

A categoria Empresário do Ano do Prêmio MasterCana Nordeste inclui o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, que já venceu o prêmio por 3 vezes consecutivas e compõe a galeria Hors Concours da premiação.

Outro Hors Concours, Renato Augusto Pontes Cunha, presidente do Sindaçúcar, PE – Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco, foi o vencedor do Prêmio MasterCana Nordeste como Executivo do Ano de 2007. Renato Cunha participou de várias viagens de estudos e negócios ao exterior, e em 2006 publicou o livro “A Energia Limpa do desenvolvimento”. Em 2005, participou de treinamento no programa Cochrane do FAS-USDA (Departamento de Agricultura Americano). É membro efetivo da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Governo Federal e representante do SINDAÇÚCAR junto à Federação da Indústria do Estado de Pernambuco – FIEPE.

Os Destaques Institucionais do Ano foram: Sonal, RN, Sindicato das Indústrias de Álcool dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, presidida por Arlindo Farias; AFCP – Associaçao dos Fornecedores de Cana de Pernambuco presidida por Alexandre Andrade Lima; Sindicape – Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar do Estado do Pernambuco presidida por Gérson Carneiro Leão; Aspal – Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba; presidida por Raimundo Nonato Siqueira.

Representantes das 13 treze usinas premiadas, mais empresas dos setor forem premiadas no MasterCana Nordeste. O JornalCana e a Revista MasterCana divulgará com destaque os ganhadores na edição de dezembro. As unidades sucroalcooleiras premiadas neste ano, por meio de indicadores de desempenho em áreas específicas, foram as seguintes:

POR ESTADO:

Pernambuco

Grupo JB – Prêmio MasterCana Desempenho 2007 na categoria Bioenergia/Cogeração de Energia Elétrica;

Usina Cruangi – MasterCana Desempenho 2007 em Tecnologia Agrícola;

Usina Cucaú – MasterCana Desempenho 2007 em Gestão e Preservação Ambiental;

Usina Olho D´Água – MasterCana Desempenho 2007 em Crescimento na Produção

Usina Petribu – MasterCana Desempenho 2007 em Responsabilidade Social;

Usina Pumaty – MasterCana Desempenho 2007 em Gestão Comercial;

Usina São José – MasterCana Desempenho 2007 em Gestão de Pessoas;

Usina Trapiche – MasterCana Desempenho 2007 em Gestão Estratégica;

Usina União e Indústria – MasterCana Desempenho 2007 em CCT e Mecanização;

ALAGOAS

Grupo Carlos Lyra – MasterCana Desempenho 2007 em Automação e Controle de Processos; e Projeto Educacional

Usina Sinimbu – MasterCana Desempenho 2007 em Saúde e Segurança no Trabalho;

PARAÍBA

Agroindustrial Tabu – MasterCana Desempenho 2007 em Sistema Integrado de Qualidade e Sustentabilidade, prêmio recebido por Sérgio Lodeiro Frota, diretor corporativo do Grupo Tabu.

Usina Japungu – MasterCana Desempenho 2007 em Irrigação;

O Prêmio MasterCana é uma realização da ProCana Informações e Eventos. Recebe o patrocínio da Art Aratrop, Barão de Mauá, Proeng, Mitre Engenharia e Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool – CBAA. Recebe apoio do Sindaçúcar, de Pernambuco.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram