JornalCana

Trevisan apresenta principais aspectos de um planejamento estratégico para as usinas

O tema “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”, será explanado por Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação durante a InfoCana – Feira e Congresso Nacional de Gestão Sucroalcooleira.

Para Trevisan, toda atividade, para crescer e se desenvolver, deve planejar este crescimento, este desenvolvimento. “No setor sucroalcooleiro, não é diferente. Observamos diversas usinas de açúcar e álcool, que planejaram sua atividade e focaram seu produto. Houve um salto de qualidade no setor, que passou a se profissionalizar, investiu em modernas tecnologias, em atualizados instrumentos de gestão, em pesquisas. Isto permitiu que essas empresas, aproveitassem elementos da produção que eram uma ´dor de cabeça´ para o setor”, enfatiza.

O especilista diz que o vinhoto ou vinhaça, por exemplo, eram elementos indesejáveis nas usinas, causavam odores horríveis, e eram vistos como uma “praga”. “Através de pesquisas, a vinhaça ou vinhoto se revelou um excelente adubo orgânico, após passar por processos bastante simples de tratamento. O mesmo pode se dizer da torta de filtro, do bagaço da cana, hoje, fator de geração de novas riquezas, através da cogeração de energia elétrica, em período de baixas chuvas”, lembra.

Da mesma forma, difuculdades aparentes na área de gestão podem, com aplicação de conceitos técnicos, ser transformados em oportunidades para usinas e destilarias.

O especialista estará discutindo sobre esse tema na InfoCana que acontecerá de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). A InfoCana vem suprir a demanda de desenvolvimento e capacitação profissional de executivos e administradores do setor ao disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

Dentre outros grandes nomes da área, a InfoCana também traz com exclusividade:

– ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “A nova tecnologia e a nova postura dos produtores assegurando a permanência e a ampliação do projeto álcool”;

– OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobras, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”;

– PLINIO NASTARI, presidente da Datagro. “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/04 e 2004/05”;

– ANTENOR PELEGRINO, advogado, consultor trabalhista e autor de 12 livros na área, expondo as “principais implicações trabalhistas e mecanismos para minimizá-la – Acidentes de Trabalho – Diferenças salariais em funções assemelhadas – Co-responsabilidade em terceirizações”;

– Seminário de Recursos Humanos do Gerhai, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram