JornalCana

Três consultorias já estimam como será a safra no Centro-Sul

As consultorias especializadas fazem suas apostas sobre como será a safra 2015/16 na região Centro-Sul do país, prevista para começar oficialmente em abril, embora o Grupo Clealco saiu na frente e iniciou a moagem em fevereiro, sendo o primeiro do estado de São Paulo a iniciar o ciclo.

Das consultorias que já divulgaram suas previsões, a Agroconsult é a mais otimista: projeta 620 milhões de toneladas em previsão revisada para cima, ante 600 milhões de toneladas da estimativa anterior.

“A questão atual é se a indústria terá capacidade para moer esse volume. Na safra 2013/14, foram moídas quase 600 milhões de toneladas. Hoje, essa diferença de 20 milhões de toneladas corresponderia a uma semana a mais de moagem, com a mesma capacidade instalada”, explica Fábio Meneghin, analista da Agroconsult.

Já a Safras & Mercado prevê 598 milhões de toneladas no C/Sul, alta de 4% sobre o volume de 575 milhões previsto na safra 14/15.

Motivo da previsão altista, conforme a Safras: clima chuvoso registrado desde novembro justifica a recuperação da produtividade.

No país, incluindo Norte e Nordeste, a Safras estima oferta de 661 milhões de toneladas, alta de 4,26% em relação ao ciclo anterior.

Na previsão da JOB Economia e Planejamento, a região Centro-Sul deverá processar 585 milhões de toneladas, alta de 2,5% sobre o ciclo anterior.

A Canaplan, por sua vez, divulga suas projeções para a safra 15/16 em evento em Ribeirão Preto, no Centro de Convenções Cana IAC, no próximo dia 24 de abril.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, deverá divulgar sua primeira previsão de safra no dia 13 de abril.

E a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), por sua vez, deverá divulgar suas estimativas também durante abril.

Estimativa_consultorias_para_safra_201516 (1)

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram