JornalCana

Treino é feito no pátio da indústria

Os treinamentos para operadores de tratores e implementos agrícolas das usinas costumam ser feito pelas próprias fábricas dos equipamentos. Essa é uma rotina já consolidada nas unidades por obra das próprias fábricas, que conseguem, com isso, fidelizar seus clientes e melhorar o desempenho de seus equipamentos.

Mas nos últimos anos vem crescendo uma tendência de realização de treinamentos específicos para a prevenção de acidentes e outros, como direção defensiva e transporte de carga perigosa. Nesse caso, ganham prioridade as parcerias com entidades como o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Senat – Serviço Nacional dos Transportes.

Esses treinamentos, no entanto, não ocorrem de forma periódica e sistemática. Eles são realizados de acordo com a necessidade detectada pelos supervisores e encarregados.

A reportagem ouviu encarregados de três usinas do Estado de São Paulo e, em todas elas, a prática é a mesma. Uma curiosidade é que não há registros formais para avaliação do resultado e do aproveitamento dos treinamentos. Tudo é feito de maneira informal.

Os responsáveis pelas unidades, no entanto, afirmaram que os supervisores percebem, no dia-a-dia, se o treinamento valeu ou não.

Confira matéria completa na edição de abril do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram