JornalCana

Treinamento em cana está entre os ítens do acordo entre Brasil e Sudão

Os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi e do Sudão, Ismail Abd Elhalim Elmotafi, assinaram memorando de entendimento no setor agrícola, na tarde desta terça-feira (11). O acordo trata de treinamento em produção de cana-de-açúcar, manutenção de máquinas agrícolas, criação de animais, entre outros.

De acordo com o Mapa, o primeiro acordo firmado na área entre os dois países, tem a finalidade de promover o intercâmbio de materiais genéticos, capacitação de cientistas e especialistas, além da troca de informações e resultados de pesquisa no setor de biocombustíveis, saúde animal e vegetal e sistemas de Integração lavoura-pecuária.

Sobre o Sudão

O país do norte da África, que faz fronteira com o mar Vermelho, tem 43% da sua economia voltada para atividade agrícola, na qual estão empregados 80% da mão-de-obra ocupada. Dentre os principais produtos cultivados estão sorgo, amendoim, cana-de-açúcar e mandioca. “O Brasil e o Sudão não são competidores. São países com grande potencial agrícola e podem se complementar tecnicamente”, destacou o ministro sudanês.

Além do Sudão, Rossi esteve com ministros de Angola, Costa do Marfim, Namíbia e Senegal. Todas as autoridades reforçaram interesse em ampliar cooperação, principalmente na área de pesquisa em agricultura tropical, setor que o Brasil é, reconhecidamente, o mais avançado no mundo.

Rossi afirmou que, após o evento, o Ministério da Agricultura irá programar agenda de missões ao continente africano, com o objetivo de favorecer ações concretas para o desenvolvimento rural desses países.

O encontro entre os dois ministros faz parte da agenda do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que ocorreu no Palácio do Itamaraty esta semana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram