JornalCana

Transporte de açúcar por hidrovia pode gerar redução de custos na ordem de 50%

O transporte de açúcar através da Hidrovia Tietê-Paraná pode diminuir o valor do frete em até 50%, a afirmação é do consultor de logística Adriano Murguel Branco, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (19 de dezembro) em Araçatuba, no Porto Fluvial, onde o Grupo Cosan realiza testes para verificar a viabilidade do transporte de açúcar tipo exportação da Usina FBA/Univalem , de Valparaíso, até o porto de Santos, com trajeto pela hidrovia até Jaú e de lá por rodovias até o litoral.

O secretário de Transportes do estado de São Paulo Dario Rais Lopes esteve em Araçatuba também, nesta manhã, para acompanhar os testes efetuados pela Cosan. Segundo o secretário, a utilização da hidrovia Tietê-Paraná começa a atrair atenção de diversos segmentos, entre eles o setor sucroalcooleiro.

“Pensando nisso o Estado estará investindo mais de R$ 70 milhões nos próximos meses para a melhoria da hidrovia, dinheiro este gasto no alargamento de vãos de pontes, bem como no aprofundamento da calha do rio, que em alguns trechos é bastante raso, gerando assim prejuízos”, destacou Lopes.

Para o diretor de logística da Cosan Carlos Eduardo Bueno Magano os testes efetuados pelo grupo serão decisivos para a implementação ou não do transporte de açúcar a granel, e até mesmo de álcool e cana picada, através da hidrovia.

Adriano destaca que em vários países do mundo, comprovadamente, o transporte por hidrovias é até 80% mais barato que por rodovia e 60% mais em conta que o transporte ferroviário. “No Brasil não seria diferente, daí o interesse de grupos como a Cosan em estudos sobre o assunto”, disse.

O diretor da Cosan não soube precisar o quanto o grupo investiu nos testes, que serão realizados em três diferentes etapas, transportando ao todo mais de 7,2 mil toneladas de açúcar. “De qualquer forma teríamos que transportar esse açúcar até Santos, estamos apenas investindo um pouco mais para no futuro, quem sabe, adotarmos essa forma de transporte fluvial, se a mesma se tornar viável”, destacou.

Segundo dados da Cosan, o grupo gasta por ano mais de R$ 10 milhões somente em transportes do açúcar produzido pela unidade FBA/Univalem até o Porto de Santos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram