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Transporte coletivo da Capital pode usar combustível derivado da soja e do álcool

O prefeito André Puccinelli recebeu em uma comissão formada por professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), representantes de entidades representativas do transporte coletivo urbano de Campo Grande, do Sindicato das Indústrias do Álcool (Sindiálcool), empresários do setor de transporte de cargas e das empresas que atuam no desenvolvimento de um combustível substituto do diesel, o biodiesel. A visita teve como objetivo pedir o apoio do prefeito para utilização deste novo combustível no transporte coletivo da Capital.

O biodiesel é produzido a partir da transesterificação etílica de óleo de soja e detentora da tecnologia do produto co-solvente AEP 102, componente mestre da mistura álcool diesel MAD-8 (mistura de 8% de álcool etílico anidro, 89,4% de óleo diesel e 2,6% de aditivo AEP-102).

O Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico de Combustíveis Alternativos foi implantado em Curitiba há seis anos. Segundo o coordenador, Edílson Bernardim Andrade os veículos de uma frota que testou o combustível já rodou mais de cinco milhões de quilômetros “sem registrar nenhum problema”- assegurou. A resistência da indústria de motores automotivos, na opinião de Bernardim, é um dos motivos para que o uso de combustível alternativo não seja intenso.

Em 2000, foi criada a empresa Ecológica Mato Grosso Indústria e Comércio – ECOMAT, única no Brasil a produzir, com tecnologias assegurada, o biodiesel a partir da transesterificação etílica de óleo de soja e detentora da tecnologia do produto co-solvente AEP 102, componente mestre da mistura álcool diesel MAD-8 (mistura de 8% de álcool etílico anidro, 89,4% de óleo diesel e 2,6% de aditivo AEP-102).

A MAD-8 produzida em seu estágio final pela ECOMAT já foi testada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e creditada pela BASF S.A., em testes de bancada, como uma tecnologia viável como combustível substituto do óleo diesel. A iniciativa tem como objetivo a redução de impacto ambiental provocado pelos poluentes liberados pelos escapamentos dos ônibus a camada de ozônio.

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