JornalCana

Transportadoras querem agilidade na emissão de AETs

Em reunião programada para hoje, a partir das 15h, na sede do Departamento de Estradas do Rio Grande do Sul – DAER, diretores do Sindicato Nacional do Transporte Pesado – Sindipesa, pedirão a agilidade na expedição de autorizações especiais de trânsito – AET – para o transporte rodoviário de cargas excepcionais no Rio Grande do Sul, aquelas de grande dimensão – equipamentos industriais, turbinas etc – que não podem ser transportadas em peças.

A expectativa dos diretores do sindicato é a de que o departamento adote uma medida que traduza a disposição do governo gaúcho em dinamizar a produção local.

As AETs são emitidas pelos departamentos de estradas estaduais. Na maioria deles, o prazo de expedição não ultrapassa a um dia. No Rio Grande do Sul, no entanto, por mais simples que seja a autorização o prazo nunca é inferior a 15 dias.

Tanta demora na expedição do documento vem causando uma série de transtornos e prejuízos para os transportadores, sem contar os atrasos na produção, com reflexos no Mercosul. O Rio Grande do Sul conta com as principais rodovias de ligação do Brasil com os demais países integrantes daquele mercado comum.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram