Mercado

Transformação digital veio para ficar

Confira todo o conteúdo do JornalCana de outubro/novembro de 2022

Transformação digital veio para ficar

O processo de transformação digital das usinas de cana foi acelerado pelo cenário econômico e social nos últimos anos e vem se consolidando cada vez, pois se tornou um fator estratégico na busca por mais eficiência e produtividade.

Nesse contexto, a edição de outubro/novembro traz uma série de matérias que destacam as iniciativas e os investimentos feitos pelas usinas nas inovações tecnológicas, que permitem otimizar a tomada de decisões em tempo real e possibilitam maximizar a produção, além de minimizar os custos, sem perder a métrica da sustentabilidade.

Essas ações foram destacadas durante o 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente, realizado pela Procana, durante a 28ª edição da FENASUCRO & AGROCANA.

O leitor encontra também uma entrevista exclusiva com Rubens Maciel Filho, professor de Engenharia Química da Unicamp e coordenador do LOPCA. Maciel Filho mostra que já existe uma tecnologia pronta para mover carro elétrico a partir do etanol e dá mais detalhes sobre o microrreator, um protótipo desenvolvido na Unicamp que tem o tamanho de um smartphone e está prestes a revolucionar o universo da geração de hidrogênio a partir de fontes renováveis.

LEIA MAIS > Gestores da indústria de usinas de cana apresentar cases de alta eficiência no 21° SBA

Com destaque ainda para o uso do etanol, a edição traz matéria mostrando que Shell, Raízen, Hytron, USP e SENAI fecharam parceria para conversão de etanol em hidrogênio renovável. Inédito no Brasil, o acordo prevê a construção de duas plantas dedicadas à produção de hidrogênio a partir do etanol.

Desta vez, a matéria de capa destaca os benefícios do manejo biológico OnFarm para a cultura de cana. A SoluBio, empresa referência no manejo biológico OnFarm, foi criada em 2016 com o objetivo de levar a seus clientes alternativas mais sustentáveis e econômicas na atividade rural.

Assim surgiu a SoluBio Experience 3.0: uma solução completa para a produção de bioinsumos na fazenda (OnFarm), que oferece tecnologia integrada com padrão industrial, todos os equipamentos, insumos, controle de qualidade, treinamento e assistência técnica.

LEIA MAIS > Jalles Machado concretiza aquisição da Usina Santa Vitória

Ainda falando sobre o setor agrícola, a edição destaca que há cinco novas variedades de cana com alta produtividade disponíveis no mercado. As novas cultivares, lançadas pelo IAC, destacam-se pelo alto teor de sacarose, aumento de longevidade dos canaviais, possibilidade de longo período de colheita e adaptação a diversas regiões canavieiras do Brasil e distintos tipos de solos.

O leitor encontra também matéria sobre a 28ª FENASUCRO & AGROCANA, que superou a expectativa de geração de negócios e alcançou R$ 5,2 bilhões, confirmando o cenário otimista e o mercado promissor, incentivados pelas demandas de sustentabilidade e iniciados durante a feira, que foi realizada de 16 a 19 de agosto, em Sertãozinho-SP.

A edição traz também um especial sobre a 33ª edição do Prêmio MasterCana Centro-Sul e a 15ª edição do MasterCana Social, realizadas na noite do dia 15 de agosto, no auditório da Dimastec, em Ribeirão Preto-SP.

É muito conteúdo interessante.

Boa leitura!

Para ler o jornal completo, clique AQUI!