JornalCana

Trading eleva déficit global de açúcar na safra 2015/16 para 11,4 milhões de toneladas

O déficit global de açúcar na safra 2015/16 deve atingir 11,4 milhões de toneladas, estima a trading britânica Czarnikow, que nesta quinta-feira, 15, elevou a estimativa em 3,2 milhões de toneladas ante a projeção anterior, que era de 8,2 milhões de toneladas. O recuo se deu por uma expectativa de produção menor na Ásia, afirma a trading. Se confirmado, o déficit será o segundo maior da história.

A projeção da Czarnikow é de que sejam produzidas 174 milhões de toneladas de açúcar na safra 2015/16, o que representa um recuo de 13 milhões na comparação com o período anterior e o menor volume registrado em cinco anos.

Já em relação ao consumo, a expectativa é de que haja um avanço de 1,5% em 2016, somando 184,4 milhões de toneladas. A alta é inferior aos 2% registrados nos últimos três anos, explica a consultoria, que atribui a desaceleração ao enfraquecimento econômico em mercados emergentes.

A trading aponta que os preços do açúcar, em queda nas últimas semanas, apesar do consenso em torno do déficit, devem ser maiores para incentivar a produção de açúcar no longo prazo, reduzindo a diferença entre oferta e demanda. “A produção ficou estagnada nos últimos anos, enquanto o consumo continuou crescendo”, afirma. “Com o aprofundamento do déficit em 2016, é importante que os preços subam para encorajar novos investimentos na produção.”

A estimativa de produção na Índia foi reduzida para 29 milhões de toneladas, diante das severas secas sobre as lavouras do país, ante 30,4 milhões de toneladas anteriormente projetadas.

Já na China, a projeção para a safra foi reduzida em 500 mil toneladas, para 9,6 milhões de toneladas. Na Tailândia, a estimativa deve cair de 12,1 milhões de toneladas no ano passado para 10,4 milhões de toneladas.

Para 2016/17, a trading espera um déficit de “magnitude similar ao verificado em 2015/16”, citando prejuízos com a estiagem nas lavouras da Índia e Tailândia.

Fonte: (Estadão Conteudo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram