JornalCana

Trabalho de prevenção da Cooper-Rubi reduz incêndios na região

Números de casos em 2020 foram quase 40% inferiores ao ano anterior

A Cooper-Rubi, situada em Rubiataba – GO, registrou queda nas ocorrências de incêndio no último ano. Em 2019 foram registrados 164 ocorrências, já em 2020 foram apenas 99, uma redução de 39,63%. E neste ano, as ações continuam.

Os meses com mais registros são os baixa na umidade do ar e com fortes ventos. Para se mensurar em maio de 2018 foram registrados 18 focos, já em 2020 caiu para quatro. E isso se deve a ampliação das medidas preventivas desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente da unidade por meio do Programa de Prevenção a Incêndios. O objetivo é reduzir o impacto ambiental.

Nos últimos dois anos a usina investiu nessas ações. A unidade possui brigada de incêndios, na qual os colaboradores são capacitados e treinados constantemente. No campo, outra iniciativa é a manutenção dos aceiros, que sempre estão limpos e com metragem adequada para ajudar a conter a propagação do fogo.

LEIA MAIS > Produtor estima número alarmante de quebra de safra na 21/22

Para ajudar nessa redução, os canaviais contam com vigilância e monitoramento, em torres, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Esses recursos e equipamentos – mirantes, caminhões motobombas, viaturas, caminhões de apoio e veículos emergenciais – são exclusivos para essas atividades e estrategicamente alocados.

Além disso, todas as frentes agrícolas dispõem de caminhões pipa, que acompanham as atividades de colheita mecanizada e os serviços a quente, como solda. A usina ainda conta com colhedoras dotadas de kits de combate a incêndios e as frentes de colheita são dotadas de fumódromos. Sempre nos meses de seca, a Cooper-Rubi desenvolve com os colaboradores ações de conscientização e orientação para combater as chamas.

A empresa também investiu em ações de comunicação e educação, para conscientização da comunidade com a instalação de placas de alerta contra o uso do fogo e campanhas em emissoras de rádio e em suas redes sociais.

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram