JornalCana

Trabalhadores rurais aprendem a operar tratores em Uberaba

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, promove esta semana um curso para ensinar 15 trabalhadores rurais a lidar com máquinas agrícolas.

Segundo a diretora acadêmica da Fazu, Dionir Dias de Oliveira Andrade, o curso de “Trabalhador na Operação e na Manutenção de Tratores Agrícolas/Operação com Implementos” é o primeiro de 2009 em parceria com Senar e Sindicato, mas vários treinamentos ainda serão realizados no decorrer do ano para apoiar o produtor rural da região”.

A diretora informa que a parceria iniciou em 2008 e deu muito certo. “Queremos apoiar, cada vez mais, a promoção de cursos para capacitar a mão de obra rural”, ressalta. Segundo ela , os agricultores sabem que a operação e manutenção correta dos tratores agrícolas são fundamentais no preparo do plantio e podem garantir um melhor rendimento na colheita.

O curso ensina os limites diários que o trator precisa para estar sempre em plena condição de desempenhar um bom serviço, além dos cuidados de como operar e realizar a manutenção, todos os dias, para que os tratores agrícolas estejam sempre em condições de trabalho sem trazer grandes ônus aos seus proprietários.

O curso também aborda questões mais cotidianas como componentes básicos da cabine, operação, acoplamento de implementos ao trator, escolhas de marchas em função de cada trabalho que será realizado, para evitar problemas mecânicos que ocorrem devido ao uso incorreto das marchas. E ainda: a questão mecânica oferecendo condições para o trabalhador buscar o preventivo e evitar que o equipamento se danifique e atrapalhe o andamento do serviço no campo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram