JornalCana

Tolmasquim divulga provável calendário de leilões

O ministro interino de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, divulgou hoje o provável calendário de leilões de energia elétrica deste ano. De acordo com ele, ocorrerão três leilões no segundo semestre.

O primeiro será o leilão de 711 MW médios para o fornecimento com início em 2006, 2007 e 2008, durante três anos. O leilão deverá ser realizado entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro.

Esse é o volume que não foi contratado no primeiro leilão de energia velha. Segundo Tolmasquim, esse leilão será viabilizado por meio de um decreto, já que no primeiro leilão de energia velha o fornecimento foi estipulado para o período de cinco anos.

Outro leilão, previsto para a primeira quinzena de novembro, será também de energia velha e servirá para atender a descontratação que ocorrerá em 2009 por causa do término de contratos bilaterais. Tolmasquim não revelou o volume de energia que deverá ser leiloado.

O último leilão de energia do ano deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro e colocará à venda três produtos, além da licitação de novas usinas. O primeiro produto é o fornecimento de energia a partir de 2008, durante 15 anos. O segundo produto terá como objetivo atender o crescimento do mercado em 2009, com contratos de 15 anos de duração. O produto restante será para garantir o fornecimento de energia a partir de 2010 para os próximos 30 anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram