Mercado

Toda a cadeia vai precisar contratar

Para atender a crescente demanda por colheitadeiras, as indústrias de máquinas agrícolas, as concessionárias e as próprias usinas vão precisar contratar e formar novos funcionários.

“Se as vendas atingirem 600 colheitadeiras em 2008, as fábricas, os concessionários e as usinas terão de formar até 2,4 mil operadores de máquinas. É um grande trabalho”, diz José Luis Coelho, gerente-comercial da Unidade de Negócios Cana-de-Açúcar da John Deere.

Segundo ele, como cada máquina opera em três turnos de 24 horas, precisa de quatro operadores, contando o folguista. “Se considerarmos que cada colheitadeira opera com dois tratores (cada um tracionando dois veículos de transbordo), precisaremos de outros 4,8 mil operadores de tratores”, contabiliza Coelho.

O treinamento básico e teórico para um operador de colheitadeira de cana pode demorar até quatro semanas. “Mas, para o operador ficar bom, são necessários mais 60 a 90 dias de trabalho no campo”, diz Coelho. “E para virar campeão, são necessários dois anos de experiência”.

Segundo Coelho, o salário mensal de um operador durante os oito meses da safra varia de R$ 1,8 mil a R$ 2,6 mil e pode ser aumentado via índices de produtividade. “Os fabricantes têm a missão de formar multiplicadores nos concessionários e nas usinas para o treinamento dos futuros operadores”, afirma Coelho.

Banner Revistas Mobile