JornalCana

Terminal de álcool da Crystalsev entra em operação em maio

As operações do terminal exclusivo de álcool da Crystalsev estão previstas para dar início em maio. Construído em Santos (SP), o terminal terá capacidade para exportar neste primeiro momento cerca de 1 bilhão de litros de álcool, segundo João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente da Crystalsev.

A inauguração está prevista no início de maio, quando começa oficialmente a safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, devem participar do evento de inauguração.

Em um investimento aproximado de US$ 10 milhões, o terminal exclusivo de álcool tem capacidade de tancagem de 45 milhões de litros de álcool. Esses volumes devem dobrar em 2006, atingindo 90 milhões de litros de álcool.

Acionista majoritária, a Crystalsev tem 50% de participação neste investimento. Os grupos Cosan, com 40%, e o Nova América, com 10%, também fazem parte deste empreendimento.

O terminal portuário faz parte do complexo Terminal Integrado de Santos (TIS). Neste complexo, há estruturas independentes para embarques de óleos vegetais, em um investimento feito pela Cargill, e produtos químicos, da Ultracargo, do grupo Ultra.

A expectativa é de que as exportações atinjam 1 bilhão de litros neste primeiro ano de operação. Em 2006, com os novos investimentos que deverão ser feitos, os embarques podem atingir 2 bilhões de litros.

Os atuais terminais para embarques de álcool são adaptados, informou Figueiredo Ferraz.

No Paraná, as usinas do Estado também planejam investir em um terminal exclusivo para álcool. Atualmente, os embarques são feitos por Paranaguá (PR).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram