JornalCana

Terminal da Rumo pega fogo em Santos

O Terminal da Rumo Logística, localizado no Armazém 26 no Porto de Santos/SP pegou fogo na tarde desta segunda-feira. Não há notícias da motivação do incidente, somente de que depois de meia hora o fogo foi controlado no barracão de açúcar. 

Em nota, a empresa informou que não houve feridos e nem danos com as cargas armazenadas. 

Os recentes incêndios que atingiram armazéns de açúcar da Copersucar e a Usina Santa Adélia, abriram discussões em torno do assunto e despertou preocupação do setor. Isso porque nas usinas existem diversos pontos de riscos de inflamáveis e explosivos tanto na fabricação de açúcar como de etanol que precisam ser monitorados 24 horas por dia, segundo especialistas da área de Segurança.

Mário Márcio, presidente do Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética, acredita que para se evitar acidentes as empresas precisam identificar os setores com maiores riscos de explosões ou inflamáveis. 

“É preciso ter motores intrinsicamente seguros ou contra explosões em locais de riscos devendo realizar com cuidado o levantamento de Áreas Classificadas. Isso determina o grau de riscos de acidentes nesses setores”, diz.

Outros locais que devem estar bem monitorados contra riscos é o setor do descarregamento de açúcar a granel e carregamento de etanol. “No descarregamento de açúcar a granel dentro do barracão, a máquina que transporta o açúcar (VHP) deve conter a proteção do motor e escapamento se existe ou não a possibilidade de causar explosão, pois o açúcar é inflamável, levando-se em consideração a concentração, ventilação, espaço físico, etc”.

img10148

Fonte: A Tribuna (Santos)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram